Novidades em carros

Os novos sedãs compactos que estão a caminho

Chevrolet Onix Sedã (divulgação)

Desde que a crescente onda dos SUVs abateu as vendas de várias categorias até os sedãs compactos acabaram atingidos. Mas graças aos novos modelos “premium”, os sedãs compactos voltaram a ganhar espaço no mercado e mais novidades deverão desembarcar no Brasil em breve. Confira a seguir alguns deles.

  • Nissan Versa

Recentemente apresentado nos Estados Unidos, a segunda geração do sedã Versa ganhou notoriedade por mostrar um visual mais agressivo e acertado, o que não chegava a ser algo difícil comparado ao atual modelo vendido no Brasil. A segunda geração agora usa a mesma base do Nissan March/Micra e do SUV Kicks.

Nissan Versa (divulgação)

Enquanto a dianteira ganha um design mais inspirado no novo March, a traseira empresta detalhes dos novos Altima e Sentra. Já o interior tem o mesmo refinamento e design do SUV Kicks enquanto o motor é o já conhecido 1.6 16 válvulas que no mercado norte-americano rende 124 cv – ante os 111 cv do Kicks, Versa e March nacionais.

Nissan Versa (divulgação)

As versões mais caras vão receber o câmbio automático CVT, que também são compartilhadas com o Kicks. A previsão é que o sedã chegue por aqui no primeiro semestre de 2020 importado do México. A versão atual deve continuar em linha apenas como modelo de entrada.

  • Chevrolet Onix Sedã

Não, não se trata do novo Prisma e sim de um sedã maior e derivado do Onix 2020 que chegará ao Brasil no final do ano. Ele será o primeiro modelo a estrear a nova plataforma modular da Chevrolet no país que ainda trará vida a outros modelos como o próprio Onix – hatch – Tracker, Spin e uma nova picape compacta.

Chevrolet Onix Sedã (divulgação)

O novo Onix foi recentemente apresentado na China estreando motores turbo, além de um visual mais agressivo. Com a nova plataforma, o Onix Sedã vai ficar com 4.47 metros de comprimento, 1.73 metros de largura e 1.47 metros de altura. A dianteira pega carona no design do novo Cruze sedã, com seus faróis maiores e grade dianteira que ocupa toda a frente.

Chevrolet Onix Sedã (divulgação)

O interior também será completamente novo e trará um nível de qualidade acima do Prisma atual. Os motores terão opções de aspirado e turbo com potências de até 125 cv na versão 1.0. A linha também deve ganhar em breve a companhia do hatch e no ano que vem da picape – para substituir a Montana – além do SUV Tracker e da Spin.

  • Renault Logan Stepway

Sim é isto mesmo que você leu. A Renault deve atualizar o design da dupla Logan e Sandero e ainda trazer a inédita versão Stepway para o sedã. O visual foi recentemente apresentado na Europa, que basicamente transporta todo o aparato do Stepway da versão hatch para o sedã.

Renault Logan Stepway (divulgação)

Isso quer dizer que esse Logan terá suspensão elevada em relação ao solo, molduras nas caixas de roda, um falso quebra-mato na dianteira e um para-choque mais encorpado na traseira. Além disso, será a primeira vez que a dupla vai trazer o câmbio automático do tipo CVT e ainda vai ganhar novidades no painel.

Renault Logan Stepway (divulgação)

O Logan Stepway, assim como as demais versões, manterá os motores atuais até a troca definitiva de geração que deve ocorrer em meados de 2021 ou 2022. E, segundo algumas revistas especializadas, a Ford deve fazer algo semelhante com o Ka Sedã – como apresentado no Salão do Automóvel em forma de conceito.

  • Hyundai HB20S

Desde 2015 que a linha HB20 não ganha modificações estéticas. Em vez de ganhar uma nova geração – com nova plataforma e motores – a Hyundai optou por fazer uma reestilização profunda no visual e também aproveitou para modificar o motor 1.0 turbo. Segundo alguns flagras, tanto a versão hatch quanto a versão sedã – HB20S – vão ganhar um design inspirado no Elantra.

Hyundai HB20S (projeção Kleber Silva)

E é no sedã que as mudanças serão mais profundas. Segundo alguns flagras, a dianteira assim como do hatch vai beber da mesma fonte do Elantra, enquanto a traseira será totalmente diferente do sedã atual, mas ainda buscando referências no sedã médio da marca.

Hyundai HB20S (projeção Kleber Silva)

No caso do motor 1.0 turbo, a Hyundai vai atualizar alguns componentes para que ele possa melhorar sua eficiência e competir com os motores 200 TSI que equipa o Virtus e o novo motor 1.0 turbo da Chevrolet. Além disso, é esperado que o sedã ganhe direção elétrica, 4 airbags de série entre outros itens. Sua chegada deve acontecer ainda no segundo semestre deste ano.

Siga a Jocar

Acompanhe nossas redes sociais!

Video

Fusíveis automotivos - para que servem e como trocar