Cuide de seu carro

Para que server o protetor de cárter?

Protetor de cárter

Quem nunca descobriu a utilidade do protetor de cárter quando já era tarde demais? Um buraco ou objeto acabou danificando algum componente além do próprio cárter e pronto, passamos a dar valor para ele. Para quem não sabe o cárter nada mais é do que o reservatório do óleo lubrificante que fica na parte inferior do motor.

O óleo é usado para lubrificar várias partes do motor e por isso tem um circuito interno que começa e termina no cárter. É de lá que sai o óleo antigo quando fazemos a troca. Por essa razão, algumas marcas recomendam ou até equipam seus veículos com o protetor de série. Normalmente feita de metal ou até mesmo plástico ela não costuma sair caro – há peças por menos de R$ 50 por exemplo.

Pelos danos que evita é um investimento barato, sem dúvida. Só é preciso cuidado para que a instalação seja feita de forma adequada para que o problema acabe passando a ser outro como barulho. Com as péssimas condições das ruas e estradas no Brasil realmente o protetor deveria ser um item obrigatório!

Na Jocar você encontra diversos protetores de cárter. É só procurar pelo seu modelo de automóvel!