Novidades em carros

Picape Courier pode voltar maior e sobre a base do Focus

Projeção Kleber Silva

Um dos segmentos que mais anda crescendo nos últimos anos, sem sombra de dúvida é o de SUVs. Mas também cresce a procura por modelos derivados de SUVs como é o caso das picapes “super compactas” como a Fiat Toro que utiliza a mesma base do Jeep Renegade e a Renault Duster Oroch, que é baseada no Duster convencional.

Projeção Kleber Silva

De olho nesse crescente mercado, marcas mais tradicionais como Volkswagen, Ford e Chevrolet estão começando a criar projetos para brigar com elas. A primeira delas foi a Volkswagen que apresentou durante o último Salão do Automóvel uma picape a Tarok, conceito derivada da plataforma MQB, que divide base com o novo Golf e o novo SUV T-Cross.

Ford Focus Active Wagon

A picape da Volkswagen tem construção monobloco como a rival Fiat Toro, e deve vir com motores turbo, começando com um 1.4 litro turbo de 150 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. Mas agora quem está começando a entrar na briga é a Ford.

Ford Focus Active Wagon

Segundo alguns sites internacionais, a Ford está pensando em construir uma picape baseada na nova geração do Ford Focus, que por ora só está disponível na Europa, mas que vai emprestar a plataforma para a nova picape monobloco. A nova picape vai ser montada na planta da Argentina, que atualmente monta o Ford Focus e que sairá de linha em 2019.

Volkswagen Tarok Concept

Ainda pouco se sabe sobre como será a parte estética da picape, mas o designer Kleber Silva projetou algumas imagens para ilustrar como seria essa nova picape que será derivada do Ford Focus. Já quanto ao nome, a picape pode se chamar Ranchero no mercado norte americano, que já foi utilizado antigamente por um modelo da marca. Outra sugestão, seria o resgate do nome Courier, que no Brasil saiu de linha em 2013, e desde então a Ford não tem nenhuma picape abaixo da Ranger.