As pastilhas de freio são essenciais para o funcionamento do sistema de frenagem do seu carro. Fique atento para que seu carro não fique sem freios. Entender como funcionam facilita justamente sua manutenção.
Para reduzir a velocidade do veículo elas são pressionadas contra o disco pela pinça e pistão do freio, hidraulicamente quando você pressiona o pedal do freio.
O sistema se parece bem com o das bicicletas, só que nos veículos, ao invés da pressão acontecer nas rodas, ela ocorre no disco de freio.
- Devemos nos atentar às seguintes dicas:
- – Ruído metálico: fique atento aos barulhos das rodas dianteiras. Quando o indicador de desgaste da pastilha de freio estiver esbarrando no disco, surgirá um ruído pouco agradável.
- – Quilometragem: faça uma revisão a cada 5.000 km rodados.
- – Peça para o seu mecânico verificar a espessura das pastilhas: 2 mm de espessura já indicam a necessidade da troca.
- – Riscos profundos nos discos de freio podem indicar que a pastilha de freio está gasta e deve ser substituída. Isso compromete o sistema de frenagem e exigirá a substituição de todo conjunto.
A manutenção mais comum nos freios é a das pastilhas, mas podem acontecer nos discos de freios e no fluído de freio também. Veja nas próximas dicas da Jocar para o seu carro!
Comente