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Saiba como identificar problemas nos discos de freios do veículo

Disco de freio

Assim como acontece com o nosso o corpo, o carro também manda avisos quando alguma coisa não vai muito bem. Por isso é importante ficar sempre atento aos sinais, até porque eles podem estar relacionados com a segurança do veículo – e a sua também. Vamos dar um exemplo simples: você saberia identificar um problema no sistema de freios?

Se a sua resposta a essa pergunta foi “não”, está mais do que na hora de entender mais sobre o assunto e descobrir como perceber quando é o momento certo de fazer a substituição dos componentes do sistema de freios. Os discos de freios, por exemplo, são um dos importantes itens do sistema de freios e atuam em conjunto com as pastilhas. De maneira resumida, é o contato dessas duas peças que permite reduzir a velocidade do veículo quando o pedal de freio é pressionado.

Sinal comum de que é hora de dar uma olhada nos discos de freio é a vibração durante as frenagens, principalmente em velocidades mais altas, que pode ser o resultado de danos ou de empenamento da peça. Mas você não deve esperar por esse tipo de sintoma: estamos falando de um componente muito usado no dia a dia, lembra? Ou seja, mesmo em condições normais de uso, os discos sofrem desgaste natural com o tempo. Por isso, é importante é estar atento e respeitar as indicações do fabricante em relação a troca. Mas antes de comprar uma peça nova é preciso saber também que existem os discos sólidos e os ventilados.

Então, conheça as funções e vantagens de cada um. Para ficar mais claro, vai uma explicação: as frenagens geram calor, e esse calor gera a fadiga dos discos e pastilhas. Então, a principal diferença entre os discos está justamente na maneira como eles dissipam esse calor.

O disco de freio sólido é uma peça só, feita de ferro maciço. Como não tem nenhuma perfuração para facilitar o resfriamento, seu rendimento é mais baixo em situações que exigem mais dos freios. A vantagem, no caso, é que ele é mais barato.

Já o tipo ventilado é formado por dois discos mais finos, unidos por uma câmara interna, que tem a função de proporcionar uma passagem do ar entre eles, o que resfria o conjunto com mais rapidez. É por isso que ele normalmente é usado nos eixos dianteiros de veículos mais potentes, e até mesmo nos eixos traseiros de alguns carros esportivos.

Depois de entender esses detalhes, fica muito mais fácil encontrar o modelo certo de disco de freio para seu carro nas lojas JOCAR, não é mesmo? E se ficar alguma dúvida, ainda dá pra contar com o apoio especializado dos consultores técnicos da empresa. Como a maioria das peças de um carro, a vida útil do disco de freio vai depender muito da condição de uso do veículo. Então tem que ficar de olho do manual do proprietário, mas também ligado nos sinais.

Aproveitamos para acrescentar aqui que alguns maus hábitos ao volante podem causar desgaste prematuro nas peças. Ou seja, nada de frear bruscamente sem necessidade, ou andar com o carro na “banguela” e não aproveitar a ação do freio motor.