Em época de viagem e férias, a manutenção do seu veículo sempre é motivo de preocupação. Um dos itens fundamentais para a segurança dos ocupantes e mesmo para um bom desempenho na estrada são os pneus. Apesar disso, identificar se eles estão em boas condições não é assim tão simples. Geralmente sabemos que devemos olhar as ranhuras para saber se estão “carecas”, porém, existem outros elementos que devemos reparar, como explica a Bridgestone, uma das principais fabricantes de pneumáticos no Brasil.
“Existem variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, explica Renato Baroli, diretor comercial da Bridgestone. Segundo executivo, tudo depende de fatores como tipo de pneu (radial ou diagonal), volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo, o tipo de piso, o clima e a manutenção correta realizada ao longo da vida útil do pneu. “Por isso, os motoristas devem sempre ficar atentos ao TWI (Tread Wear Indicator)”, conclui Baroli.
O TWI (indicador de desgaste) são ressaltos de borracha que existem nos sulcos dos pneus e têm apenas 1,6 mm de profundidade. Quando eles chegam ao seu limite é um sinal que o pneu deve ser trocado por aumentar os riscos de o pneu não cumprir sua função adequadamente em situações como aquaplanagens e mesmo na aderência em relação ao asfalto. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, explica Baroli.
E não se resume a identificar um pneu careca e sim saber quantos deles precisam ser trocados. O ideal é que os quatro sejam substituídos ao mesmo tempo caso tenham sido utilizados dentro das especificações. Caso isso não ocorra é recomendado que se troque um par e que os novos sejam colocados no eixo traseiro – eles são mais importantes na estabilidade do automóvel.
Caso não saiba como ler as informações sobre o tipo de pneu usado por seu carro, a explicação é até mais simples do que parece. Elas ficam nas laterais dos pneus e formam um conjunto de números e letras que identificam suas características: o pneu 175/70R13 82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. Na lateral, também é possível identificar a informação de data de fabricação – e não de validade – do pneu.
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