A Argentina é um país que tem tradição em fabricar picapes médias. De lá são enviados para o Brasil a Ford Ranger, Toyota Hilux e a Volkswagen Amarok. Em breve elas ganharão a companhia de outras picapes que serão produzidas em Córdoba, segunda maior cidade argentina.
A novidade aqui é que as três são na verdade “irmãs” embora de marcas diferentes. A primeira a sair da linha de montagem é a nova Frontier. O modelo da Nissan hoje é importado do México na atual geração e foi produzida no Brasil nas gerações anteriores. A marca japonesa passou a produzir a picape no final de julho e deve passar a exportá-la para cá até o final do ano.
De Córdoba também sairão outras duas picapes, que usam a base da Frontier. A Alaskan, por exemplo, marcará a entrada da Renault nesse segmento. Como parte da aliança com a Nissan, montadora francesa aproveitará o conhecimento da parceira japonesa para oferecer a sua visão de picape média. A Alaskan será apresentada no Salão do Automóvel em novembro e também será vendida logo após o evento.
Até aqui tudo natural afinal várias marcas compartilham plataformas, mas a surpresa é que a Mercedes-Benz, quem diria, decidiu ter a sua picape média também. E em vez de desenvolver um modelo próprio preferiu aproveitar a carroceria da Frontier para desenhar a Classe X. É claro que com motores e câmbios diferentes além de eletrônica embarcada específica sem falar no ajuste de direção e suspensão na prática teremos três modelos com personalidade bem característica.
E ao menos em matérias de picapes a Argentina vai ampliar a “goleada” no Brasil. Se hoje o placar está 3 a 2 (Ranger, Hilux e Amarok pelo lado argentino e S10 e L200 pelo lado brasileiro) logo estaremos “perdendo” de 6 a 2. Se serve de consolo ninguém no mundo produz uma picape como a Fiat Toro, projeto que deve gerar vários concorrentes num futuro próximo.
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