Cuide de seu carro

Veja quais são os carros com a manutenção mais barata

Celta é um dos carros com manutenção mais barata (Chevrolet)

Na hora de escolher um automóvel para comprar sempre vem a dúvida: afinal, esse veículo custará caro para manter? É um pergunta difícil de responder por vários motivos, entre eles o tipo de uso que esse carro terá e também a forma como seu motorista dirigirá, entre outros fatores menores.

Mas é possível ao menos ter uma boa ideia sobre que modelos têm a manutenção mais barata. Uma das formas é conhecer o Índice de Manutenção Veicular, divulgado pelo Cesvi Brasil, um órgão independente de segurança viária e de testes. Realizado com os principais modelos vendidos no país (mas não todos), o índice classifica veículos de acordo com seus custos de manutenção até os 100 mil quilômetros, seguindo a recomendação do fabricante. Eles são classificados de acordo com a sua categoria e motorização, com notas indo de 10 a 60 onde o menor valor significa o menor custo.

“O estudo gera um ranking de veículos com base no custo das manutenções preventivas, preditivas, além do custo de mão de obra, sempre focando na segurança dos ocupantes e no aproveitamento máximo da eficiência do veículo ao longo da quilometragem estudada”, explica a página do Cesvi (veja mais informações).

Veja abaixo os veículos com as melhores notas em custo de manutenção. Na Jocar, você encontra peças e acessórios para a maioria deles:

Posição Veículo Índice
Chevrolet Celta 20
Fiat Uno 20
Toyota Etios hatch/sedã 20
Volkswagen Gol/Voyage 20
Chevrolet Classic 21
Fiat New Palio/Grand Siena 21
Nissan Versa 21
Fiat Punto 22
Ford Ka/Ka Sedan 22
Hyundai HB20/HB20S 22
Toyota Corolla 22
Volkswagen Fox 22
13º Chevrolet Onix/Prisma 23
14º Chevrolet Cobalt 24
15º Citroën C3 25
Fiat Bravo 25
Fiat Linea 25
* Índice de Manutenção Veicular. Alguns modelos ainda não foram avaliados pelo órgão