Cuide de seu carro

Inspeção veicular será obrigatória em 2020, veja o que fazer para evitar problemas

Catalisador veicular (Umicore)

Parece distante, mas não é. A partir de 2020 a inspeção veicular será obrigatória em todo território nacional. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou essa data em uma medida publicada pelo governo em dezembro de 2017. Por incrível que pareça, a inspeção veicular é prevista desde 1998 quando foi publicado o atual Código de Trânsito Brasileiro, mas apenas agora chegou-se a um formato definido.

Por ele, os Detrans de cada estado terão de determinar como inspeção será feita até o final de 2019. Para quem mora na cidade de São Paulo certamente se lembra do tempo dos selinhos e da inspeção obrigatória que custou até R$ 62 no último ano que vigorou em 2013. Mas afinal como manter nosso carro em boas condições para não ter dor de cabeça daqui a alguns meses?

Segundo a Umicore, empresa que atua no segmento de tecnologia de materiais e reciclagem, o segredo está no catalisador. “O principal componente responsável por garantir que o veículo não polua mais do que o permitido pela legislação é o catalisador, uma peça muito prejudicada pela falta de manutenção dos outros itens”, explica Miguel Zoca, Gerente de Aplicação do Produto da empresa.

O catalisador é um senhor equipamento contra a poluição. Ele é capaz de converter praticamente todos os gases tóxicos (98%) que vem da combustão em produtos inofensivos. Pode durar até 80 mil quilômetros, mas isso se for mantido bem conservado, assim como outros componentes associados. Itens como o sistema elétrico, de ignição e de injeção, se afetados por problemas, podem reduzir a eficiência do catalisador.

A saída para isso é simples: revisões periódicas que podem sair mais barato que uma manutenção corretiva. “Isso porque a troca de componentes que já apresentam desgaste evita que aquele item interfira no funcionamento de outros”, explica Miguel Zoca. Para completar, o uso de combustíveis e fluídos de boa qualidade e especificados pelo fabricante também contribuem para que o veículo mantenha suas condições originais. “O carro bem cuidado, além de passar de forma tranquila pela inspeção, também contribui com a qualidade do ar e, consequentemente, com a saúde da população”, conclui Zoca.

Veja abaixo como funciona o catalisador. Na Jocar você encontra diversos modelos de catalisador para seu carro, confira!