Famosa pelo câmbio manual MQ-5, a Volkswagen agora decidiu investir com força na transmissão automática em seus carros compactos. Após um período em que tentou emplacar o câmbio automatizado I-Motion sem grande sucesso, a marca alemã lança em julho várias versões com um câmbio de seis velocidades já utilizado em outros modelos mais caros.
Os primeiros a receber a novidade são o Polo e o Virtus com motor 1.6 MSI. Até então eles eram vendidos apenas com transmissão manual, porém, a VW quer mirar num público crescente, o de PCDs, que podem adquirir veículos com essa característica sem o pagamento de vários impostos.
Tanto Polo como o Virtus passam a contar com mais versões automáticas que manuais – 3 contra 2 no hatch e 3 contra 1 no sedã. Mas o equipamento não será exclusivo deles.
Ainda neste mês chegarão ao mercado o Gol e o Voyage 1.6 automáticos. Será a primeira vez que os famosos modelos contarão com transmissão automática em sua história, um sinal de como o público tem mudado suas preferências. Segundo a Volkswagen, “essa transmissão foi projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio AQ160-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível”.
Nada mal para uma montadora que até pouco tempo atrás tinha como slogan o foco na tradição e na robustez.
Comente