Está pensando em aproveitar as férias de verão para pegar o carro e sair para viajar? Se a resposta for sim, antes disso faça uma revisão completa do veículo no seu mecânico de confiança e o mais importante, não esqueça de verificar a pressão dos pneus.
Sim, um dos itens que ocasionalmente são esquecidos pelos motoristas acaba por ser um dos mais cruciais no veículo. Pois com a regulagem errada os pneus podem fazer com que o veículo perca eficiência de rodagem e isso pode até acabar em acidente. Vamos então dar algumas dicas para você tomar nota sobre a calibragem dos pneus.
1 – Calibragem incorreta pode acarretar aquaplanagem
É sempre recomendável verificar qual é a calibragem recomendada pelo fabricante para evitar que os pneus fiquem muito cheios ou vazios. Caso a calibragem seja feita de modo incorreto, ao passar por pisos molhados, o veículo passa a ter uma área de contato com o solo maior e assim os pneus empurram a água para frente causando a aquaplanagem.
2 – Baixa pressão pode danificar os pneus
Pneus com baixa calibração ficam muito mais suscetíveis a danos internos, quando o veículo passa por buracos ou valas. Em alguns casos pode ocorrer a formação de bolhas que quando estouradas deixam os pneus inutilizáveis.
3 – Utilitários esportivos e picapes precisam de cuidados especiais na regulagem de pressão
Utilitários esportivos – SUVs – e picapes geralmente têm altura maior em relação ao solo do que modelos como hatches e sedans e merecem atenção especial na hora da regulagem dos pneus. O proprietário deve seguir as indicações do manual do veículo e colocar sempre a pressão correta, para que não ocorra danos no veículo. Por terem o centro de gravidade mais elevado, utilitários esportivos e picapes podem capotar ou perder a estabilidade com mais facilidade se a pressão dos pneus estiver errada, por isso verifique sempre o manual do veículo e procure uma assistência técnica.
Comente