Cuide de seu carro

Conheça os tipos de ar-condicionado

Ar Condicionado (divulgação)

Um dos itens mais cresceram na preferência do consumidor brasileiro é sem dúvida o ar-condicionado. Um forte aliado em dias mais quentes, o equipamento evoluiu ao longo dos anos, passando a ser mais eficiente, ecológico e configurável – atualmente ele pode refrigerar até 4 zonas dentro do mesmo veículo. Mas você sabe a diferença entre eles?

Ar-condicionado manual:

O mais simples e comum de todos, está disponível na maioria dos automóveis nacionais e importados nas suas versões de entrada como item de série ou opcional. O ocupante pode regular a velocidade do fluxo de ar e também a temperatura, porém, sem uma medida precisa já que não há um termostato capaz de ler a temperatura ambiente.

Ar Condicionado Manual

Ar-condicionado automático:

A adoção dos termostatos nos modelos automáticos permitiu que enfim o motorista ou o passageiro pudesse escolher uma temperatura e deixar que o sistema cuide do restante.

Ar Condicionado Digital

Ar-condicionado automático de zonas:

O princípio é o mesmo do automático, mas é possível estabelecer a temperatura individualmente como, por exemplo, para motorista e passageiro. Em alguns modelos ainda é possível controlar até quatro zonas de ventilação diferentes.

Os sistemas mais completos possuem saídas de ventilação para os passageiros do banco traseiro, que dependendo do modelo podem controlar as temperaturas individualmente. A maioria desses controles fica próximo ao chão, onde existem saídas de ar. Em alguns modelos, porém, essas saídas e controles ficam nas colunas laterais, próximos às portas.

Ar Condicionado Digital

Não importa o tipo de ar-condicionado, alguns cuidados são os mesmos. Alguns deles são verificar o filtro da cabine ou antipólen que eliminam as impurezas a bordo do carro ou dar a partida com o sistema desligado que evita que a bateria se descarregue mais cedo. Sem falar em fechar todos os vidros quando ligá-lo para não sobrecarregá-lo.