A FCA, holding que controla a Fiat e a Chrysler, apresentou Salão de Genebra os novos Jeep Renegade e Compass híbridos. As versões em questão são do tipo plug-in, ou seja, utilizam um motor a combustão associado a um motor elétrico que pode ter suas baterias recarregadas na tomada. No caso dos dois utilitários, eles trazem o novo motor 1.3 Firefly turbo combinado ao motor elétrico que, juntos, podem render entre 190 e 240 cavalos, dependendo da versão.
No Jeep Renegade com motor 1.3 Firefly, a potência é levada para as rodas dianteiras, enquanto o motor elétrico traciona as rodas traseiras, formando um sistema de tração inteligente. Juntos, elas garantem cerca de 50 km de autonomia no modo 100% elétrico e tem limite de velocidade limitado em 130 km/h.
Tanto no Jeep Compass, quanto no Renegade, as baterias associadas ao motor 1.3 Turbo FireFly, rendem entre 190 e 240 cavalos – sendo mais potentes que um Volkswagen Golf GTI que tem 230 cavalos. Mostrando que dá para unir motor elétrico a um a gasolina de pequena cilindrada e ainda ser mais forte do que um carro movido 100% a gasolina.
O visual é praticamente idêntico ao dos modelos convencionais: ambos receberam apenas um novo bocal de carga na lateral e um pequeno “E” debaixo do logo 4×4. À primeira vista, essas são as maiores diferenças entre as versões tradicionais e as híbridas. No interior, os modelos ganharam um painel de instrumentos com novo desenho, onde informações sobre o sistema híbrido são mostradas. Existe ainda um botão com os modos Hybrid, Electric e e-Save.
Ainda não há informações sobre preços e data de lançamento na Europa. Quanto ao Brasil, onde os dois carros são produzidos em Pernambuco, também não existe uma confirmação de uma possível venda, mas diante do crescente mercado de híbridos e elétricos parece natural que a Jeep os traga para cá em algum momento.
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