Nascida no Ceará em 1995, a Troller foi por mais de 10 anos uma iniciativa 100% brasileira como montadora de veículos. Com seu jipe T4, a marca conseguiu aproveitar uma demanda por um veículo off-road autêntico e que utiliza muitos componentes emprestados de carros de passeio.
Em 2007, no entanto, a Ford decidiu comprar a Troller de seus fundadores, pouco depois que a marca flertava com outros segmentos como o da picape Pantanal. Nas mãos da montadora norte-americana, a Troller melhorou seus processos e lançou o novo T4 em 2014.
O atual T4 é um veículo maior, mais bem construído e que padronizou seu interior obviamente. E continua valente como antes. Mas na linha 2019, o jipe passa a contar com um item hoje indispensável até mesmo num veículo voltado para o fora de estrada, uma central multimídia.
Fabricada pela JBL/Harman, ela tem tela de 6,5 polegadas e várias funções de conectividade. É bom lembrar que o Troller já conta com outros equipamentos sofisticados como ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar duplo e computador de bordo.
O modelo utiliza um motor 3.2 diesel de 200 cv com tração 4×4 e diferencial traseiro autoblocante. Ou seja, muito longe dos SUVs urbanos que viraram febre no Brasil.
Comente