Cuide de seu carro

A luz que indica que seu carro está poluindo acima do comum

A luz de diagnóstico de bordo (Wikiuser100000)

O símbolo do alerta é pouco conhecido do público e geralmente associado a problemas na injeção eletrônica, mas a chamada luz de “Diagnóstico a Bordo” pode significar também que seu veículo está poluindo acima dos limites legais, ou seja, com problemas no catalisador. Quem alerta sobre isso é a Umicore, empresa especializada em tecnologias contra emissões tóxicas.

“A preocupação com a redução da poluição proveniente dos carros é fundamental para a saúde da população, especialmente em um país como o Brasil, onde circulam mais de 50 milhões de veículos”, diz Cláudio Furlan, gerente da empresa.

Ainda segundo ele, “essa diagnose avalia todos os componentes que influenciam nas emissões do carro, tendo, inclusive, um código de falha específico para o desgaste acentuado do catalisador”.

A importância do catalisador pode ser verificada pelo fato de que ele é capaz de transformar até 98% dos poluentes em substâncias inofensivas, como água, nitrogênio e gás carbônico. “O acendimento da luz de OBD pode ser uma indicação de que a peça está degradada e precisa de substituição urgente, pois não realiza a conversão de forma eficiente, fazendo com que o carro libere mais gases tóxicos, elevando apoluição atmosférica”, explica o gerente da Umicore.

Outros fatores que podem desencadear esse alerta são a falta de manutenção adequada, abastecimento com combustível de má qualidade e o consumo elevado de óleo lubrificante. Esses fatores podem reduzir a vida útil do catalisador o que contribui para poluir o meio ambiente e saúde da população. “Por esse motivo, é importante destacar que os condutores não devem esperar o acionamento da luz do painel para inspecionar o catalisador e outros componentes, respeitando sempre a orientação das montadoras”, alerta o especialista da Umicore.

A Jocar tem uma linha completa de catalisadores para seu carro caso ele precise de uma troca!

O catalisador (Umicore)