Cuide de seu carro

Dá para confiar na gasolina formulada?

Gasolina formulada: dá para confiar? (FGV)

Se você achava que já tinha ouvido de tudo em matéria de combustíveis ainda não conhece a gasolina “formulada”. O nome pomposo na verdade significa um combustível menos puro que é obtido por meio da mistura de até 200 solventes e outros resíduos do processo de destilação do petróleo.

Pois desde o começo de fevereiro a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, permite que os postos vendam essa gasolina mais fraca – sim, ela rende cerca de 15% a menos que a gasolina refinada que estamos acostumados a utilizar.

O assunto realmente confunde. Apesar de ser “pobre”, a gasolina formulada não é a mesma coisa que gasolina “batizada” que infelizmente são encontradas em redes de postos suspeitas. Ou seja, ela é regulamentada, porém, é um produto inferior e mais poluente.

O assunto é polêmico porque hoje é muito difícil detectar qual o tipo de gasolina que é entregue pela distribuidora. Com isso, fica complicado cobrar menos ou alertar o consumidor que aquele combustível não é exatamente o que ele espera.

A própria ANP teria dito que tecnicamente toda gasolina vendida no Brasil é “formulada” por conter vários hidrocarbonetos diferentes. Mas, afinal, dá para confiar na gasolina formulada?

Segundo o blog pesquisou, a resposta é não. Segundo vários especialistas e mecânicos, essa gasolina de baixa qualidade não só rende menos e polui mais como afeta partes do motor como bicos injetores e outras partes do motor. Além disso, seria mais fácil de adulterar já que com tantos elementos ficaria complicado para identificar alterações. Por outro lado, há quem afirme que por ser autorizada pela ANP, essa gasolina estaria em conformidade com os motores.

Com tantas dúvidas no ar, o mais recomendável é evitar o uso da gasolina formulada caso o posto informe do que se trata. Em tese ela deveria custar menos, mas a sabedoria popular recomenda não crer nessa “bondade” do comércio. O melhor conselho é o mesmo da gasolina adulterada: abasteça em postos de confiança com frequência, utilize combustíveis com aditivos para manter o motor limpo e fique de olho no comportamento do seu automóvel.