Cuide de seu carro

Borra de óleo pode até fundir o motor

Borra de óleo no motor

O óleo lubrificante, um fluido muito conhecido pelos motoristas, é fundamental para atenuar o atrito entre as partes móveis do motor. Mas não é só: ele também garante vida longa às peças, já que ajuda a manter limpo o interior do motor.

 Todo bloco de motor e cabeçote contam com passagens chamadas de canais de lubrificação, exatamente por onde passa o fluido lubrificante. O problema surge quando esses canais entopem, o que pode ser provocado, por exemplo, pelo uso de lubrificante de baixa qualidade ou não recomendado pelo fabricante, e pelo descuido com os prazos de troca.

Mas não é só. O uso de combustível de má qualidade, por exemplo, também pode comprometer a vida útil do lubrificante e  provocar um problema difícil de ser percebido até mesmo pelo mecânico: a formação de uma borra de óleo na parte interna do motor.

Na prática, essa borra é como um tumor, que vai crescendo e tomando gradativamente as peças internas. Como não apresenta nenhum sintoma direto, na maioria das vezes, quando o proprietário do carro percebe que há um problema, já é tarde para salvar o motor.

Então, para quem tem um automóvel com quilometragem avançada ou que passa mais tempo andando no trânsito urbano, o ideal é fazer uma verificação se há início de formação de borra.

Lembre que o óleo do motor não perde a eficiência apenas com a quilometragem longa. Carros que andam pouco também devem ter o lubrificante trocado. A recomendação dos fabricantes é fazer a troca a cada seis meses. Mas a dica básica para evitar problemas é: não vacile com o prazo de troca de óleo do motor e utilize sempre lubrificantes recomendados pela fabricante do seu carro como os que você encontra nas lojas da Jocar.

Sobre o autor

Joquinha

Joquinha

Comentários

Clique aqui para comentar

    • Olá, Luciano. O correto a fazer é levar seu veículo para um mecânico capaz de proceder uma limpeza no motor. Ele usará um composto especialmente indicado para isso, misturado ao lubrificante do motor. Além disso, será preciso limpar o cárter e outras partes do sistema para retirar a borra de locais de acesso mais difícil. O importante é não tentar fazer isso em casa. O problema pode até ficar pior.

    • Olá Daniel, é possível trocar óleo e o filtro na loja de Pirituba (Av. Gal. Edgar Facó, 1225) com serviço gratuito. No entanto, é uma promoção sem um prazo determinado, ou seja, pode ser suspensa no futuro, ok?