Cuide de seu carro

De olho nas buchas das bandejas de suspensão

Bandeja de suspensão

Como os diferentes componentes que formam o conjunto de suspensão, a bandeja – tecnicamente chamada de braço oscilante – é mais uma peça fundamental para estabilidade do carro e o conforto dos passageiros. A bandeja é a responsável por fazer a ligação do quadro do motor ao pivô na torre do amortecedor.

Como é uma peça que trabalha em constante movimento e utiliza buchas nas ligações para suavizar o processo, com o tempo de uso é natural o desgaste do conjunto. Para perceber se há problema, o primeiro sintoma é aquele ruído constante na dianteira, principalmente quando o carro passa por buracos, valetas ou lombadas. Nessa condição, é importante fazer logo a verificação, pois há risco prejudicar outros componentes, como a caixa de direção e os pneus, o que certamente vai comprometer a segurança geral do carro.

Normalmente, os ruídos começam por causa do ressecamento das buchas de borracha da bandeja, o que acaba criando folgas nos pontos de ligação das peças. Importante saber é que a solução é simples: basta fazer substituição das buchas. E na hora da revisão, não esqueça de pedir para o seu mecânico checar se a bandeja não foi comprometida e, claro, sempre utilize peças novas e certificadas.

Precisa de buchas de bandeja para seu carro? A Jocar é o lugar certo para encontrar o que você precisa!