Cuide de seu carro

Calotas para automóveis: vantagens e dicas de instalação

Calotas para rodas

Acessório bastante conhecido no Brasil, as calotas têm a função de proteger as rodas. Mas, é fato, agora elas são muito aproveitadas mesmo como itens de personalização, principalmente por quem gosta de estilizar o carro e não quer ou não pode gastar muito com rodas de liga-leve, por exemplo. As calotas podem disfarçar completamente uma roda de ferro, que normalmente têm desenho mais simples.

Já como equipamentos de proteção, as calotas são bem eficientes contra impactos leves. Sabe aquela “raspadinha” no meio fio na hora da baliza? Pois é, ninguém está livre disso.  Nessa hora é a calota que segura a onda e mantém as rodas livres de ralados! Então, se a ideia soa interessante a você, saiba que as lojas Jocar oferecem centenas de opções de conjuntos de calotas.

As calotas são fabricadas em materiais diversos. Podem ser de aço, plástico, metalizadas ou cromadas. E são produzidas em diferentes tamanhos para atender aos padrões de medidas das rodas do carros, que normalmente vão de aro 13 a aro 17. Então, vale uma atenção especial nesse sentido: lembre que o tamanho não é uma questão de “escolha pessoal”.

Ao escolher uma calota, é preciso pegar um modelo que tenha a mesma medida do aro da roda do carro para garantir o encaixe perfeito. E essa informação é fácil de encontrar, está no próprio pneu. Outro detalhe importante é que há dois tipos de calotas: as de fixação por parafuso e as de encaixe. É bom ficar de olho nos “macetes” para instalar cada uma delas.

Aqui a dica é fixar primeiro a parte de baixo e depois a de cima. Vale dar aquela forçadinha, mas com cuidado, para não quebrar a calota. E fique atento: tem que deixar o bico livre para calibrar o pneu. No caso das calotas presas por parafusos a fixação também é simples, e repare que a roda não precisa ser retirada e nem há necessidade de levantar o carro, basta retirar três parafusos

Agora ficou claro o quanto você pode aproveitar um bom conjunto de calotas para deixar seu carro ainda mais bonito e personalizado, mas também proteger melhor suas rodas. E lembre que manter as rodas bem cuidadas pode ajudar bem em outra ponta: a valorização do seu carro quando for vendê-lo.