Um dos carros mais importantes da história da Fiat, o Palio veio com a missão de ser o concorrente direto de Volkswagen Gol e do novato Chevrolet Corsa. Apresentado em 1996, o Fiat Palio foi concebido pelo famoso estúdio de design italiano I.DE.A, em Turim na Itália. A ideia inicial era que o modelo substituísse por aqui o saudoso Uno, mas acabou por ficar um patamar acima do compacto de entrada.
De início, o Fiat Palio tinha opções de carroceria de 2 ou 4 portas, e com duas opções de motor sendo eles o 1.5 litro Fiasa e o 1.6 litro com 16 válvulas. No ano seguinte a família começava a se expandir com a introdução da perua derivada do Palio. Com o sobrenome Weekend, a station wagon logo caiu no gosto do consumidor que buscava mais conforto e espaço para as bagagens.
No mesmo ano, o Palio ganhou uma versão sedan que também carrega um nome italiano, Siena, cidade da região da Toscana. Já em 1998, a família cresceu mais uma vez com o lançamento da versão picape, que ainda hoje é líder do mercado, a Fiat Strada. A picape foi um dos modelos mais bem-sucedidos da história do Palio, criando um novo tipo de segmento, o de picapes compactas com opção de cabine estendida e dupla.
O estilo da linha Palio era bastante original, com seus faróis amendoados e pequenos seguindo a tendência dos anos 1990 de formas mais arredondadas. A carroceria, no entanto, permaneceu praticamente intacta até o final de sua vida, quando deixou de ser produzida. A primeira atualização de estilo veio em 2001, quando o Palio e sua família ganharam um visual mais retilíneo, principalmente nos faróis e nos para choques e lanternas, fruto do trabalho do estúdio Giugiaro.
Já em 2004 o Palio e sua família ganharam sua segunda atualização de estilo, que contava com novos faróis que estavam maiores e tinham dupla parábola, além de incorporar uma nova identidade visual para a linha. Nessa mesma época os motores da linha Palio passaram a ser flex para se adequar as novas tendências de mercado e o Palio de 2001 agora seria conhecido apenas como Palio Fire – ficando como carro de entrada da linha Palio.
Quatro anos depois, a linha Palio recebe a última atualização de estilo na carroceria que foi apresentada em 1996. A versão de duas portas ganhava um novo desenho nas janelas laterais, bem como um desenho inédito na traseira e para-choque. A picape Strada e a perua Weekend passaram a contar com versões aventureiras e a inclusão do diferencial blocante Locker.
Em 2012 é lançada oficialmente a segunda geração do modelo, com nova carroceria e plataforma derivada do novo Fiat Uno, apresentado em 2010. Nessa nova leva, apenas Palio e Siena que agora passou a se chamar Grand Siena, receberam novas gerações. A perua e a picape permaneceram com a mesma plataforma de quando foram lançadas.
A linha de produção foi encerrada em 2017, após 20 anos de mercado com algumas vitórias, como por exemplo ter ficado em primeiro lugar de vendas e ocupando a posição do Volkswagen Gol. O modelo se despediu do mercado para dar lugar ao Fiat Argo, um projeto renovado e que se destaca pela maior tecnologia embarcada.
Comente