Carros inesquecíveis

Chevrolet Vectra, o sedan que fez sucesso no Brasil

Chevrolet Vectra (divulgação)

Um dos modelos mais admirados da Chevrolet no país, o Vectra completa em 2019 26 anos de muitas histórias e conquistas. O sedan veio para o país para substituir o Monza, como o modelo intermediário da marca no Brasil.

Chevrolet Vectra (divulgação)

A primeira geração foi lançada 1993 com visual semelhante ao seu irmão Opel Vectra e posicionado num patamar abaixo do Omega. De início, o modelo veio com duas opções de motores, um 2.0 litros com 8 válvulas e um 2.0 litros com 16 válvulas. O primeiro Vectra durou até meados de 1996, quando uma nova geração desembarcou no país.

Chevrolet Vectra (divulgação)

A segunda geração era ligeiramente maior que a primeira e contava com um design mais cativante e mais harmonioso do que o visual mais quadrado da primeira geração. Ele foi um dos primeiros modelos nacionais a contar com airbags, controle de tração e comandos de áudio no volante. Foi o período de maior sucesso do carro no país.

Chevrolet Vectra (divulgação)

O Vectra ganhou um discreto facelift em 2004, quando recebeu novos faróis, com desenho mais afilado e novas lanternas traseiras, além de pequenas melhorias no acabamento interno.

Chevrolet Vectra (divulgação)

Sem conseguir viabilizar a terceira geração do Vectra por conta da sua sofisticação e custo de produção, a GM optou por uma estratégia arriscada. Renomeou o Astra europeu como Vectra, com algumas mudanças visuais e usando componentes de carros nacionais como a minivan Zafira. Ele foi lançado por aqui em duas versões: Elegance e Elite, sendo a primeira com motor 2.0 litros e a topo de linha vinha com um motor 2.4 litros de 16 válvulas.

Chevrolet Vectra (divulgação)

O modelo era maior que as gerações anteriores e contava com um visual mais equilibrado e bastante europeu. Isso agradou muito os consumidores que buscavam algo diferente de Toyota Corolla e Honda Civic. O modelo ainda ganhou uma versão hatchback, que em tese era um Opel Astra com a gravatinha da Chevrolet no lugar do raio da Opel.

Chevrolet Cruze (divulgação)

Já em 2012, o Vectra hatchback e sedan deixam o mercado dando espaço para a nova aposta da Chevrolet no país. Esse modelo no caso é o Chevrolet Cruze, que também ganhou uma versão hatchback chamada de Sport6.

Chevrolet Cruze (divulgação)

Atualmente o Cruze está na sua segunda geração, e conta com um visual moderno, acoplado com um câmbio automático de 6 velocidades e motor turbo. Agora em 2019, tanto o Cruze hatchback quanto o sedan devem receber um facelift de meia vida que dará um respiro ainda maior para o modelo no país.