Depois de muitas especulações, teasers e projeções, a Chevrolet apresentou de forma oficial na semana passada a a segunda geração do Onix hatch, e o Onix Plus – que substitui o antigo Prisma, e passará a ter o sobrenome Joy como porta de acesso da Chevrolet no país.
A dupla inaugura a nova plataforma GEM– que foi desenvolvida em parceria com seu braço chinês a Saic – que desenvolveu também o Buick Excelle, com quem a dupla divide a plataforma e alguns componentes.
Antes mesmo de conhecermos o modelo nacional, a Chevrolet revelou o modelo na China, onde o sedã atende por apenas Onix com a versão 325T – com motor 1.0 turbo à gasolina de 124 cv.
Além disso, eles estreiam dois novos motores, sendo um aspirado, e outro turbo – ambos de três cilindros. E também são os primeiros compactos da marca norte-americana, a conseguirem 5 estrelas no rigoroso teste de colisão Latin NCAP. Confira abaixo tudo o que descobrimos sobre o lançamento do ano da Chevrolet no Brasil.
Arquitetura Global
Graças a plataforma modular GEM – Global Emerging Markets, ou “Mercados Globais Emergentes” em português – o novo Onix Plus e o novo Onix hatch cresceram, e ficaram mais modernos e seguros do que suas primeiras gerações. Essa nova plataforma será utilizada também na nova geração do SUV Tracker, que deve ser revelado em breve.
Para mostrar que a Chevrolet quer competir no andar de cima – no caso com modelos como o novo Volkswagen Polo e Virtus e Toyota Yaris hatch e sedã – ela equipou seus novos modelos com 6 airbags de série – frontais, laterais e de cortina – e está apostando também em novos motores – um novo aspirado e um turbo de 116 cv e 16,8 kgfm.
Com a nova plataforma, o Onix Plus ficou maior do que o Prisma, medindo 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre eixos. O porta malas perdeu alguns litros, mas ainda continua bem grande e espaçoso. Agora ele comporta 469 litros.
Novos motores
Como dito anteriormente, os novos Onix Plus e hatch estreiam nas versões topo de linha o novo motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm. Esse novo motor de três cilindros foi desenvolvido para os mercados emergentes, e pode vir acompanhado tanto do câmbio manual ou automático de 6 velocidades – que se mantiveram da geração anterior.
Já na versão aspirada, o motor 1.0 substitui o antigo 1.4 e agora rende 82 cv e 10,6 kgfm de torque. Diferentemente da versão turbo, as versões equipadas com o motor aspirado terão apenas o câmbio manual de 6 velocidades.
De acordo com dados do Inmetro, o novo motor turbo faz 10,9 km/litro na estrada e 8,6 km/litro na cidade, com etanol. Com gasolina, o rendimento passa para 15,7 km/litro e 12 km/litro, respectivamente. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, de acordo com a GM.
Mini Cruze
O visual dos novos Onix bebeu bastante da fonte de estilo do Cruze – tanto na versão hatch, quanto no sedã médio. A dianteira de ambos aposta em uma grade maior que agora ocupa grande parte da dianteira, e conta com um visual mais moderno e agressivo, marcando assim uma evolução no estilo da Chevrolet por aqui.
A carroceria do sedã tem vincos suaves, e um friso que contorna a parte de baixo da linha dos vidros nas verões mais caras – assim como no hatch – dando mais sofisticação e requinte aos modelos. Já a traseira do sedã, conta com o mesmo visual do Onix chinês que foi revelado em março, durante o Salão de Xangai.
Os faróis agora estão maiores e ligados a grade dianteira – assim como acontece no novo Cruze. As parábolas são simples nos modelos de entrada, e contam com bloco elíptico na versão topo de linha. O para choque dianteiro pode vir com luzes diurnas de LED nas versões mais caras, e comuns nas de entrada.
O interior também recebeu um banho de loja, e agora está mais equipado, e conta com novos materiais no revestimento. O painel tem um novo desenho com destaque para a nova central multimídia com estilo flutuante, que estreia a terceira geração do MyLink3 que está mais intuitivo e agora conta com nova interface e internet Wi-Fi a bordo.
O volante também ganhou um novo desenho e o painel de instrumentos perdeu o velocímetro digital, em prol de contadores analógicos. Ele ainda oferece uma tela TFT central monocromática que exibe dados do computador bordo e velocidade em grafismo menor.
Mais conectividade
Como dissemos anteriormente, assim como o novo Cruze, o Onix Plus e hatch vão disponibilizar internet Wi-Fi a bordo. O princípio é o mesmo, usando um cartão SIM dedicado fornecido pela Claro para que o carro tenha acesso a internet sem precisar rotear a conexão de um smartphone. O Onix recebeu antenas internas para garantir que terá sinal na maioria das situações.
Quando o cliente comprar o carro – tanto o hatch, quanto o sedã – ele terá direito a 3 meses grátis ou 3GB de franquia, depois será necessário assinar um dos quatro planos oferecidos pela Claro: 2GB, 5GB, 10GB e 20GB. A Chevrolet divulgou apenas o preço inicial, de R$ 29,90.
Mais equipamentos
Para confrontar os modelos de categoria superior – como o Polo, Virtus, Yaris e companhia – a Chevrolet está apostando em um pacote de itens de série e opcionais para ninguém colocar defeito. O principal destaque fica por conta dos 6 airbags – que serão de série em todas as versões – além de ter como opcionais itens de categoria superior, como o carregador de celular por indução, tecnologia 4G WiFi e botão de partida.
A central multimídia – MyLink3 – agora tem a capacidade de se conectar com dois celulares ao mesmo tempo, e conta com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. Outros itens de categoria superior estarão disponíveis para a dupla, como acendimento automático dos faróis, abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão.
Lanternas em LED, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas também estão presentes. Além disso, a dupla estreia outros itens inéditos na gama – os controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampas, o qual mantém o freio acionado por alguns segundos para uma arrancada segura em aclives.
5 Estrelas Latin NCAP
A Chevrolet também garantiu que a nova dupla – Onix Plus e Hatch – agora estão entre os modelos mais seguros da categoria. Com a fabricação local, a dupla conseguiu alcançar 5 estrelas no teste da Latin NCAP – cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e cinco estrelas para proteção de ocupantes infantis.
Os modelos também alcançaram nota máxima no Latin NCAP Advanced Award – com destaque para a proteção de pedestres. O Latin NCAP destaca a presença do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo e dois de cortinas. O novo Onix Plus garantiu um bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para ocupantes adultos e crianças.
Versões e preços
Veja agora o conteúdo de cada versão com os preços:
** O Onix Plus estará disponível ainda este mês, enquanto a versão hatch chegará ao mercado apenas em novembro, com eis versões distintas e 13 pacotes de equipamentos diferentes **
** Onix Hatch**
- manual – R$ 48.490
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Assistente de partida em rampa
- Controle de estabilidade e tração;
- Entradas USB dianteira e traseira
- Aviso sonoro do cinto de segurança;
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos;
- Controle eletrônico de estabilidade e tração;
- Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”);
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
- Ar-condicionado;
- Computador de bordo;
- Encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro;
- Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento), entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento);
- Conjunto de alto-falantes – 4 unidades
- Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro;
- Direção Elétrica Progressiva;
LT 1.0 manual – R$ 51.590
Soma-se a lista anterior:
- Central multimídia MyLink
LT I 1.0 manual – R$ 53.790
Soma-se a lista anterior:
- Abertura da porta e partida do motor sem chave;
- Acendimento automático dos faróis;
- Câmera de ré;
- Carregador sem fio para smartphones.
LT II 1.0 manual – R$ 54.625
Soma-se a lista anterior:
- Sistema OnStar;
- Internet 4G WiFi
LT III 1.0 manual – R$ 55.590
Soma-se a lista anterior:
- Faróis de neblina;
- Rodas de liga leve aro 15 polegadas
- Turbo Automático – R$ 55.590
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Assistente de partida em rampa
- Controle de estabilidade e tração;
- Entradas USB dianteira e traseira
- Aviso sonoro do cinto de segurança;
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos;
- Controle eletrônico de estabilidade e tração;
- Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”);
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
- Ar-condicionado;
- Computador de bordo;
- Encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro;
- Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento), entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento);
- Conjunto de alto-falantes – 4 unidades
- Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro;
- Direção Elétrica Progressiva;
- Transmissão automática de seis marchas
LT Turbo 1.0 manual – R$ 57.590
Soma-se a lista anterior:
- Faróis de neblina;
- Rodas de liga leve aro 15 polegadas
- Sistema OnStar
- Internet 4G WiFi
LT Turbo 1.0 automático – R$ 62.890
Soma-se a lista anterior:
- Controle de velocidade de cruzeiro;
- Volante com revestimento premium;
- Câmbio automático de seis marchas
LTZ Turbo 1.0 manual – R$ 60.990
Soma-se a lista anterior:
- Abertura de porta e partida sem chave;
- Acendimento automático dos faróis;
- Câmera de ré;
- Carregador sem fio para smartphones
LTZ Turbo 1.0 automático – R$ 66.290
Soma-se a lista anterior:
- Controle de velocidade de cruzeiro;
- Volante com revestimento premium;
- Transmissão automática de seis marchas
Premier I Turbo automático – R$ 69.990
Soma-se a lista anterior:
- Rodas de liga leve aro 16″;
- Faróis com projetores;
- Luzes de posição e lanternas de LED;
- Bancos parcialmente revestidos de material tipo couro
Premier II Turbo automático – R$ 72.990
Soma-se a lista anterior:
- Alerta de ponto cedo;
- Ar condicionado digital;
- Assistente de estacionamento automático;
- Bancos com revestimento tipo couro;
- Interior nas cores preto/caramelo
Premier III Turbo automático – R$ 72.990
Soma-se a lista anterior:
- Interior nas cores preto/cinza
** Onix Plus – Sedã**
- LT – R$ 54.990
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Aviso sonoro do cinto de segurança;
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos;
- Controle eletrônico de estabilidade com assistente de partida em rampa;
- Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”);
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
- Ar-condicionado;
- Encosto de cabeça do banco traseiro para terceiro passageiro;
- Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB dupla (apenas carregamento), entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento);
- Conjunto de alto-falantes – 4 unidades
- Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro;
- Direção Elétrica Progressiva;
Opcionais
- Chave presencial, farol crepuscular, câmera de ré e carregador de celular por indução (R$ 2.200);
- Sistema OnStar e Internet 4G WiFi (R$ 3.035);
- Faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas (R$ 4.000)
- Turbo automático – R$ 58.790
Soma-se a lista anterior:
- Lanterna de neblina;
- Alarme antifurto;
- Regulagem de altura dos faróis;
- Chave tipo canivete;
- Computador de bordo;
- Console central com descansa-braço;
- Controlador de limite de velocidade;
- Controles do rádio e telefone no volante;
- Trava elétrica da tampa de combustível;
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave;
- Painel de instrumentos com tela de 3,5″;
- Vidros elétricos nas quatro portas;
- Banco traseiro bipartido e rebatível;
** Em relação ao visual, esta versão virá com espelhos retrovisores externos pretos, grade frontal na cor preta, maçanetas externas na cor preta, maçanetas internas na cor prata, para-choques pintados na cor do veículo e rodas de aço aro de 15 polegadas com calotas integrais. **
Opcionais:
- Pintura branco Summit: R$ 750;
- Pintura prata Switchblade ou vermelho Carmim: R$ 1.590.
LT Turbo manual – R$ 61.190 // LT Turbo automático – R$ 66.490
Soma-se a lista anterior:
- Adesivo de coluna na cor preta (exceto nos veículos na cor Preto Ouro Negro);
- Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo;
- Grade frontal com detalhe cromado;
- Maçanetas externas na cor do veículo;
- Maçanetas internas na cor prata;
- Para-choques pintados na cor do veículo;
- Grade frontal com detalhe cromado;
- Roda de liga leve aro 15;
- Faróis de neblina;
- Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade;
- Chevrolet MyLink 3, com Tela LCD sensível ao toque de 7″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e Entrada USB;
- Conjunto de alto-falantes – 6 unidades;
- Banco do motorista com regulagem de altura.
Opcionais:
- Pintura branco Summit: R$ 750;
- Pintura prata Switchblade ou vermelho Carmim: R$ 1.590.
LTZ 1.0 Turbo manual – R$ 65.790 // LTZ 1.0 Turbo automático – R$ 70.990
Soma-se a lista anterior:
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Câmera de ré;
- Carregador Wireless*;
- Chave com sensor de aproximação;
- Partida sem chave.
Opcionais:
- Pintura branco Summit: R$ 750;
- Pintura prata Switchblade ou vermelho Carmim: R$ 1.590.
Premier 1.0 Turbo automático – R$ 73.190
Soma-se a lista anterior:
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular;
- Faróis dianteiros tipo projetor;
- Luz de condução diurna em LED;
- Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas;
- Lanterna em LED;
- Maçanetas internas cromadas;
- Roda de liga leve aro 16;
- Volante esportivo com revestimento premium;
- Controlador de limite de velocidade;
- Controlador de velocidade de cruzeiro.
Opcionais:
- Pintura branco Summit: R$ 750;
- Pintura prata Switchblade, vermelho Carmim ou azul Seeker: R$ 1.590.
- Pacote R8M (alerta de ponto cego; ar-condicionado automático; assistente de estacionamento; bancos em couro sintético; acabamento interno bitom nas cores preto e caramelo): R$ 3.000;
- Pacote R8R (itens do pacote anterior, mas com acabamento interno em preto e cinza): R$ 3.000.
Com todos os opcionais, o Onix Plus Premier chega ao preço final estipulado de R$ 77.780
Comente