Cuide de seu carro

Como economizar combustível sem mágicas

Tanque vazio: como fugir desse fantasma

O assunto está em alta com a greve dos caminhoneiros que ocorreu em maio de 2018, porém, nunca é tarde para aprendermos a dirigir de forma mais inteligente e econômica. E para isso não existem milagres ou soluções mágicas, basta seguir uma receita que também torna sua direção segura e menos estressante. Veja a seguir algumas dicas:

  • Calibre os pneus de seu carro com frequência: parece algo tão sem importância mas influencia demais nas condições de direção. Basta ver como os pneus são importantes em carros de corrida. Além da calibragem correta andar com uma pressão mais alta reduz um pouco a aderência do pneu tornando a rolagem mais fácil. Se você circula em ambientes urbanos sobretudo na estrada o ganho é considerável. Contra isso há um certo desconforto que pneus mais cheios causam em pisos irregulares.
  • Troque as marchas no tempo correto: eis uma atitude básica mas que é ignorada por muitos motoristas. Esticar marchas desnecessariamente eleva os giros do motor e o consumo à toa assim como trocar as marchas antes da hora faz como que o carro não atinja a velocidade ideal. Consulte o manual do seu veículo para saber qual a faixa de rotações ideal para trocas. Alguns veículos possuem inclusive um indicador de trocas. Se não possuir referências imagine um ponto em que o motor não está “gritando” nem que ao trocar de marcha você sinta uma certa vibração como se o motor fosse morrer.
  • Acelere de forma modular: o pedal do acelerador da maioria dos novos automóveis é “eletrônico” e por isso menos sujeito a algumas atitudes mais exageradas do motorista. Mesmo assim, é recomendado não acelerar de forma abrupta e desnecessária. A ideia é fazer isso de forma progressiva em conjunto com a troca de marchas.
  • Não deixe para frear em cima da hora: hoje poucos carros possuem o sistema de regeneração de energia de frenagem (em que parte disso é convertida em energia elétrica). Mas isso não significa que você não possa ganhar algum rendimento com isso. Um motorista prevenido acompanha o movimento do trânsito com antecedência e pode com isso aproveitar para imprimir uma tocada mais suave e que pode evitar frenagens e retomadas desnecessárias.
  • Ar-condicionado só em situações muito quentes: ele pode ser um aliado num dia de calor, mas é um senhor consumidor de combustível. O ar-condicionado do carro utiliza boa parte da energia do motor para funcionar, por isso é melhor usá-lo apenas quando fica impossível viver com os vidros abertos.
  • Vidros e teto solar fechados: se você for usar o ar ou se está dirigindo numa estrada numa velocidade mais alta não deixe vidros e teto solar abertos. Eles aumentam o arrasto aerodinâmico, ou seja, dificultam que o veículo se desloque de forma eficiente.
  • Mantenha componentes vitais em bom estado: velas, filtros, lubrificantes também influenciam no consumo de combustível. Andar com itens vencidos ou de qualidade duvidosa pode aumentar o consumo de forma alarmante. Fique de olho: na Jocar você encontra todos esses itens como filtros de combustível com preços atraentes.
  • Abasteça com combustível de qualidade: de nada valerá seguir todas as recomendações até aqui se você abastece naquele posto de bandeira desconhecida. Certifique-se de utilizar combustíveis com boa procedência para não fazer o motor funcionar com produtos de má qualidade ou não indicados. É uma economia que certamente não compensará mais tarde.