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Cuidados com o tanquinho de gasolina para não ficar na mão no inverno

Tanquinho de gasolina (em vermelho)

Com a chegada do período de temperaturas baixas, quem utiliza com mais frequência o etanol no tanque já sabe que vai precisar de um pouco de paciência, pois o combustível vegetal tem mais dificuldade para entrar em combustão em temperaturas inferiores a 16º Celsius. Pois é aí que entra a importância do sistema de partida a frio, que precisa estar em ordem para dar conta do recado.

Desde que os primeiros motores a álcool foram colocados no mercado, engenheiros não param de procurar alternativas mais eficientes para o acionamento do motor a etanol no inverno. A solução mais conhecida até aqui é o reservatório adicional de gasolina do sistema de partida a frio, o popular tanquinho. O problema é que, apesar de simples e eficiente, ele é só é lembrado pelo proprietário do carro durante o inverno, que acaba deixando o reservatório por muitos meses sem uso. O resultado é que a gasolina fica velha provoca a formação de uma goma dentro do reservatório, o que leva ao travamento do  motor elétrico que envia a gasolina para a câmara de combustão. Ou seja, se a gasolina não chega ao destino, com certeza o motor não vai pegar.

Então, caso não lembre qual foi a última vez que trocou a gasolina do sistema de partida a frio, é bom providenciar uma limpeza do reservatório e fazer o abastecimento com gasolina nova. Além de garantir a partida em dias frios, vai evitar também gastos com a manutenção do motor elétrico do reservatório. Lembre que, apesar de muito modernos, em dias muito frios os motores abastecidos só com etanol ainda sofrem para dar a partida.

Mas a boa notícia é que agora já temos no mercado diferentes modelos que utilizam o novo sistema que dispensa o reservatório de gasolina, como é o caso do Flex Start. Nele, quando damos a partida no motor, o sistema aquece o etanol antes de ser enviado para câmara de combustão e acaba com a dificuldade de dar a partida em dias frios.