Cuide de seu carro

Como evitar problemas com a partida no frio

Partida a frio no inverno

O inverno chegou e com ele os problemas com partidas no motor em dias muito frios. É verdade que não vivemos mais naquele tempo em que era preciso fazer uso do afogador para tirar o motor da sonolência, mas o fantasma continua existindo nos motores flex.

Felizmente, nos veículos mais recentes várias montadoras já utilizam um recurso muito legal e inteligente, o pré-aquecimento do etanol e assim dispensaram os tanquinhos de gasolina, mas eles ainda são minoria.

Para quem tem um carro bicombustível com tanque de partida a frio é importante ser cuidadoso para não ficar na mão. Além de manter o reservatório de gasolina abastecido é fundamental escolher combustíveis de boa procedência assim como filtros, velas de ignição e a bateria em bom estado.

Caso o veículo esteja abastecido apenas com etanol uma dica é dar a partida com o pé da embreagem apertado. Com isso, o motor de arranque terá que mover um peso menor.

Outro ponto importante é verificar se o reservatório não está furado ou com gasolina vencida. Como ele acaba não sendo usado em períodos de temperatura alta é possível termos algum problema que só aparecerá no Inverno.

Embora o preço do etanol possa ser muito vantajoso, uma saída para evitar dores de cabeça é abastecer com algum percentual de gasolina assim a mistura entre os dois funcionará melhor em temperaturas baixas.

Está com problemas na partida a frio? A Jocar possui uma ampla variedade de componentes e peças para o sistema de alimentação de combustível. Confira!

Sobre o autor

Joquinha

Joquinha

Um comentário

Clique aqui para comentar