Cuide de seu carro

Cuidados para manter os bancos de couro de seu automóvel

Cuidados com os bancos de couro

Para deixar o carro com uma pegada mais sofisticada, uma boa pedida é aderir aos bancos revestidos de couro. E não é só o visual, é bom também para saúde porque, diferente do tecido, o couro não acumula poeira e evita, por exemplo, a proliferação de ácaros. Mas como é um material mais nobre, é preciso um certo cuidado com a manutenção. Veja como fazer.

A boa notícias é que os bancos em couro deixaram de ser exclusividade dos carros de luxo. Hoje eles são oferecidos em modelos mais baratos e, além disso, dá pra dizer que já não custa tanto fazer a troca do revestimento de tecido por couro.

Então, aí vão nossas dicas… Antes de qualquer coisa, é importante riscar da lista produtos à base de álcool, querosene e removedores, que desgastam o couro e podem provocar rachaduras.

A  limpeza padrão pode ser feita com água e sabão neutro. No entanto, o mais indicado e seguro é utilizar produtos desenvolvidos para manutenção do couro, que precisa também de hidratação. Pra isso temos produtos de limpeza específicos. Eles são neutros, descontaminam o couro, não interferem na cor e nem provocam ressecamento. E é aí que entra a “mãozinha” daJocar, que tem uma linha completa para manutenção e limpeza dos bancos em couro.

Além de limpar e restaurar, esses produtos têm uma importante ação hidratante. Em alguns deles há ainda efeito antiderrapante, para evitar que a superfície do assento fique escorregadia.

O processo de aplicação é simples: primeiro faça a limpeza com uma flanela limpa e seca e, em seguida, aplique o produto com uma esponja, espalhando de maneira suave e uniforme. Feito isso, é só dar aquele acabamento final, passando novamente uma flanela seca. A secagem é bem rápida, ou seja, em poucos minutos já dá para utilizar o carro normalmente.

É bom dizer que há também opções de fórmulas elaboradas especificamente para restaurar a aparência original do couro, inclusive com uma leve fragância para recuperar também o cheiro original. E neste caso, o produto pode ser usado ainda em materiais como plástico e vinil.

Vale lembrar que os hidratantes podem ser eficiente ainda naqueles casos em que o couro já tem rachaduras e desbotamento da cor provocados pelo excesso de exposição ao sol, ou pela falta de manutenção.  Seja de consistência em creme, líquidos ou mesmo em gel, os hidratantes conseguem, em boa parte dos casos, recuperar o aspecto original do couro e minimizar os danos. Depois de aplicado, ele cria uma camada protetora contra envelhecimento. O processo de aplicação de todos eles é basicamente o mesmo já mostrado.

É importante lembrar que apesar de ser um material de longa duração, o couro também sofre desgaste pelo contato com a roupa e até mesmo com o suor do corpo. Mas como mostramos, não tem segredo: basta lembrar da manutenção e escolher o produto certo para garantir vida longa aos seus bancos revestido de couro!