Cuide de seu carro

Como eliminar o mau cheiro dentro do carro

Mau cheiro dentro do carro?

Dizem as más línguas que o interior do carro pode revelar muito da personalidade de alguém. Gente organizada mantêm-se seus veículos intactos e vice-versa. Com nosso dia a dia cada vez mais atribulado certamente encontrar o segundo caso deve ser bem mais comum. Além disso, nossos automóveis viraram extensão da nossa casa e prestam-se aos mais diversos objetivos, ou seja, é fácil que se transformem em ambiente de estudo, alimentação e transporte de itens dos mais variados, incluindo aquele bulldog babão em visita ao pet shop.

O resultado quase todos conhecem: um interior carregado de mau cheiro. Como dito acima, as razões são inúmeras e as soluções, idem. Tudo depende do nível de sujeira e problemas a bordo.

Se seu carro apresenta um odor semelhante ao de uma lata de lixo a razão está um tanto quanto relacionada. Ele deve ter virado um depósito de restos de comida que não estão visíveis numa rápida olhada. Compartimentos com alimentos esquecidos e cantos escondidos certamente devem conter parte do problema e aí não há mistério, basta um pente fino atrás de itens causadores e depois uma boa limpeza de tapetes e plásticos.

Agora, se há um persistente cheiro de mofo a bordo então o causador pode ser outro, o ar-condicionado. Além do hábito de mantê-lo limpo sempre ligando para circular e ativar todos os componentes, o sistema é também um foco de problemas mais graves com bactérias e mofo. O segundo caso é mais simples bastando eliminar umidade – a Jocar tem um guia para você mesmo limpá-lo. Outro ponto importante é substituir o filtro do ar-condicionado com regularidade afinal ele pode estar sobrecarregando todo o sistema.

Se você é fumante, então, o ritmo de limpeza tem de ser maior afinal o cigarro impregna como poucos o ambiente de um veículo. Deixar o carro aberto por algum tempo com o sistema de ar quente no máximo também ajuda a retirar parte dos odores assim como deixá-lo no sol caso tenha como.

Caso nada disso faça efeito existem alguns caminhos. Um deles é usar produtos, digamos,  caseiros como pedaços de giz para retirar a umidade, maças cortadas ou pedaços de carvão para absorver odores desagradáveis. Nesse caso, é um processo um pouco demorado e será conviver com eles dentro do veículo.

Para casos extremos há as empresas de limpeza especializadas que podem recuperar seu carro como, por exemplo, se ele tiver sido invadido por água numa enchente.

Outra boa sacada são os odorizadores e desodorantes para veículos que exalam um perfume agradável a bordo. São inúmeros os aromas e tipos que existem nas lojas da Jocar.