Numa imensidão de cores disponíveis para os carros vendidos por aqui, os consumidores brasileiros geralmente preferem sempre as cores “padrão” como branco, preto e prata. De acordo com um levantamento feito pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – dos 100.746.250 veículos registrados no Brasil, 19,6% são brancos, 19% são pretos, 17,3% são pratas e 9,9% são cinzas.

Isso equivale mais ou menos a dois terços da frota nacional apenas em cores monocromáticas. Mas não é preciso desespero, afinal segundo o estudo, o vermelho ainda é uma das cores favoritas dos brasileiros – seja ele novo ou seminovo. O vermelho é mais popular nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas e Paraíba.

Já o azul é a cor mais comum em modelos dos estados do Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e em Rondônia, ficando à frente do cinza por exemplo. Já nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a predominância de cor favorita é o branco, tendo Minas Gerais como maior representante nesse quesito.

Na capital paulista, onde está a maior frota circulante do Brasil, as cores mais predominantes são o preto e o prata – pois o branco ainda tende a ser associado a táxis e veículos de aplicativos. O cinza, sem de dúvida, é uma das cores mais populares em São Paulo, ficando à frente do azul, vermelho e verde. Seria bom, no entanto, que nós voltássemos a escolher novas cores para os veículos para que não vivamos em uma cena retirada de algum filme dos anos 1930 ou 1940.
Comente