Novidades em carros

Placas de veículos vão mudar a partir de setembro

Novo padrão de placa do Mercosul

Parece que agora é para valer. Depois de mais de dois anos de discussões, reuniões e regulamentos, as novas placas dos veículos que circulam no Brasil passarão a ser adotadas a partir de 1º de setembro. É o que consta na resolução 729 do Contran, publicada no dia 8 de março.

Com isso, os carros que forem emplacados a partir de setembro receberão o novo padrão definido para o Mercosul e que deve facilitar a identificação nos países da região. Muito parecido com a placa usada pelos automóveis e utilitários que circulam na Europa, a nova placa mantém os sete dígitos usados no modelo atual, porém, com quatro letras e três números.

No topo da placa haverá uma faixa azul com o nome do país onde foi registrado o veículo. A cidade e estado passam a constar no canto direito da placa em tamanho menor além de representado pela bandeira e símbolo do munícipio. Para garantir a autenticidade ela terá elementos como marca d´água, código bidimensional, ondas sinusoidais e “Hot Stamp” personalizado.

O prazo para que todos os veículos em circulação adotem a nova placa termina em 31 de dezembro de 2023, ou seja, não será algo imediato. Assim como atual placa cinza demorou anos para substituir a placa amarela o mesmo deverá ocorrer desta vez.

Na Jocar você encontra acessórios para fixar a placa de seu veículo com segurança. Veja aqui.