Algumas lições podem ser tiradas do período em tivemos de fazer economia forçada de combustível com a greve dos caminhoneiros em maio de 2018. Uma delas é que manter o tanque vazio ou na reserva pode comprometer o funcionamento do veículo.
É o que explica Roberto Ghelardini, mecânico credenciado do serviço online Menu do Carro, que conecta profissionais aos clientes para executar serviços de manutenção. Sem combustível ou partida por muito tempo, problemas podem surgir em diversas partes do veículo. Confira algumas dicas para evitar isso:
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Não deixar a gasolina acabar
O ideal é completar o tanque sempre que chegar em ¼ – em greve ou não – é importante manter essa atenção. Isso porque a bomba de combustível é lubrificada por ele e na falta pode (sim!) queimar, além de pegar as impurezas do fundo do tanque, agravando ainda mais esse fator. Quando isso acontece, só resta ao proprietário deixar o seu carro em uma oficina, o que gerará um gasto desnecessário, na faixa, de R$ 350 – um carro flex popular – mais a mão de obra.
Normalmente uma bomba de combustível dura entre 80.000 a 100.000 km, mas isso quando é realizada a manutenção preventiva, que inclui a troca do pré filtro, do filtro de linha e abastecendo com combustível de qualidade.
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Abasteça sempre com combustível de qualidade
Quando o motorista abastece o seu veículo em um posto sem bandeira é roubada, pois – na maioria das vezes – o combustível não é de qualidade e, consequentemente, trará diversos problemas como, por exemplo, danificar a bomba de combustível, o bico injetor, as velas e o catalisador do motor. Em apenas 5 km rodados com o combustível adulterado, o carro começa a apresentar problemas como falha no motor, não ligar quando estiver estacionado e perder a força, exatamente porque o combustível não queima como é preciso. A longo prazo, pode até danificar o motor num todo.
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Não deixe o seu veículo sem ligar por longos períodos
Você sabia que a gasolina comum tem prazo de validade quando está no tanque? Isso mesmo! Ela dura 3 meses e então vai perdendo a função de queimar corretamente. Por isso, para pessoas que viajam e ficam longos períodos fora de casa, é recomendado abastecer – tanto o tanque quanto o reservatório de partida a frio com gasolina de alta octanagem. Simplificando, para que possam entender melhor, a gasolina quando fica velha e seca forma um “verniz”, podendo danificar o sensor de nível, as sondas lambdas, travar a bomba de combustível, o solenóide de partida frio e os bicos injetores.
Mesmo longos períodos viajando, é importante deixar a chave do seu veículo com alguém de confiança para ligá-lo uma vez por semana, pelo menos, exatamente para que todo o seu sistema possa ser “alimentado” corretamente.
Segundo Ghelardini, um filtro de combustível utilizando gasolina pode durar cerca de 30.000 km enquanto o uso de etanol essa durabilidade cai pela metade: 15.000 km, por conta da presença de água em sua composição.
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