Muitas marcas hoje buscam diferenciar seus carros por oferecer tração 4×4, alardeando a capacidade de enfrentar qualquer terreno mesmo que esses veículos nem saiam muito do ambiente urbano. Assim como falamos dos câmbios automatizados e automáticos aqui, também a tração é algo mal explicado muitas vezes para o público.
A tração 4×4 surgiu nos utilitários famosos como o Jeep original e o Defender, primeiro modelo da Land Rover, além de outros veículos de aplicações diversas. Basicamente, esses modelos possuíam tração traseira acionada por um eixo cardã e diferencial que a ligava ao motor e câmbio na parte frontal do chassi. Quando era necessário dividir essa tração por todas as rodas era acionada a tração dianteira por outro cardã.
Esse processo era complexo em alguns veículos exigindo que se conectasse as rodas dianteiras antes de acioná-la sempre em posição estática. Além disso, havia a opção reduzida que só podia ser usada em baixas velocidades.
Com o advento de veículos mais modernos e leves a carroceria separada do chassi perdeu mercado em favor da estrutura monobloco em que os eixos dianteiros e traseiros são instalados separadamente. Esses modelos também passaram a contar com tração dianteira, mais simples e barata.
Foi aí que a tração integral sob demanda começou a ganhar espaço. Acionada de forma eletrônica e balanceada conforme a necessidade, essa tração equipa carros esportivos mas também utilitários mais sofisticados sobretudo. Há o cardã também, mas toda distribuição de torque é feita sob demanda, ou seja, o próprio carro identifica a situação ideal para cada roda. Com isso, foi possível também aprimorar a condução desses veículos em pisos irregulares com sistemas muito complexos como vemos em picapes como a Volkswagen Amarok, por exemplo.
Felizmente, para muita gente já não é mais preciso descer do carro para conectar a roda livre! Precisa de peças de 4×4? É dono de um veículo off-roda como o Troller T4? Na Jocar você encontra muitos itens para deixar seu veículo sempre em boas condições.
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