Existe um item de segurança no carro que às vezes nós acabamos não dando a importância que ele merece. Mas basta uma virada no tempo que todos nós lembramos dele, ainda mais se não estão em bom estado. São eles, os limpadores do para-brisa que “salvam” nossa vida em dia de chuva.
Dá para dizer que os limpadores de para-brisa têm, basicamente, a mesma função de um rodo, e são fundamentais para garantir a visibilidade de quem está ao volante do carro. Como todo equipamento, estão sujeitos ao desgaste natural de uso, o que exige manutenção. Afinal, se não funcionarem direito, o motorista fica mais sujeito a um acidente.
A boa notícia é que é fácil identificar o fim da vida útil: os principais indicadores de desgaste estão nas palhetas de borracha, que podem entortar ou apresentar rachaduras e rasgos devido ao ressecamento. Caso encontre algum desses indícios, saiba que está na hora de fazer a troca. Nas lojas Jocar há uma variedade enorme de opções, compatíveis com os mais diversos modelos de carros.
Depois de escolher novas palhetas em conformidade com seu veículo, é hora de colocar a “mão na massa” com esse simples passo a passo. Primeiro, erga o braço de metal do limpador localizado no para-brisa – ele deverá ficar em pé na posição perpendicular.
Localize a junta onde a palheta se encaixa no braço de metal e a trava que a mantém no lugar. Basta então pressionar e retirar a peça desgastada. Feito isso, encaixe a palheta nova na mesma extremidade do braço de onde a antiga foi retirada. Gire-a com cuidado, até que o gancho encaixe no lugar para segurá-la. Agora basta repetir o mesmo processo com o segundo limpador.
Viu só como é fácil? Em poucos minutos dá para garantir a manutenção em casa mesmo, e ainda evitar gastos extras com danos no para-brisa. Para finalizar, uma dica: antes de ativar os limpadores, faça uma primeira limpeza usando o esguicho de água do próprio carro.
[…] momentos, ter limpadores do para-brisa em boas condições é vital, mas mesmo eles podem não ser capazes de eliminar o excesso de chuva […]