E como as férias estão chegando ao fim, esta é a última parte do nosso tema sobre viagem e cuidados automotivos. Nela vamos falar sobre os cuidados que você deve ter com a parte externa do seu veículo.
- Parte externa do seu veículo:
Nesta terceira e última parte, vamos abordar itens do carro, como o alarme, pintura, rodas e faróis do seu veículo.
- Faróis:
Um dos itens mais importantes para a segurança viária, em viagens – sejam elas curtas ou longas – são os faróis. São eles que nos ajudam a enxergar a longas distâncias e ver obstáculos à nossa frente. Já falamos aqui no blog sobre a diferença entre os faróis e os cuidados que devemos ter quanto a manutenção deles. Mas é sempre bom ressaltar que:
- É sempre recomendável utilizar o farol baixo, mesmo na cidade, mesmo durante o dia para evitar pequenos acidentes – como em saídas de garagem de prédios e shoppings centers, onde às vezes um pedestre distraído ou um motorista desatento, possa vir de encontro com o motorista saindo do local.
- Utilizar o farol alto apenas em vias públicas não iluminadas.
- Que faróis DRL ou LEDs devem estar acesos junto com os faróis baixos em rodovias.
- Que as luzes traseiras de sinalização estejam em pleno funcionamento e visíveis a outros motoristas.
- E que faróis de neblina, sejam usados apenas em ocasiões onde se concentrem neblina. Pois os mesmos são muito fortes, e se utilizados de forma incorreta, podem ofuscar o motorista do sentido contrário, e ainda causar acidentes.
- E por fim, a manutenção deve ser sempre periódica, pois trafegar com faróis quebrados, ou queimados, é sempre passível de multa.
- Alarme:
Outro item bem requisitado para quem viaja muito – principalmente para locais que não estão muito familiarizados com a segurança local – o alarme ajuda a prevenir assaltos e pequenos furtos.
Nossa dica neste caso, é sempre procurar um sistema de alarme seguros – como os oferecidos no nosso site – e sempre procure centros especializados e recomendados pela montadora, na hora de instalar um sistema de alarme no seu veículo.
- Pintura:
Quem pega muita praia, sabe que a maresia acaba com a pintura do carro. Por isso recomendamos que sempre que possível, deixe seu carro estacionado em local apropriado e seguro.
Que não pegue muito sol, para não ajudar a descascar a pintura e sempre procure centros especializados na hora que precisar fazer um reparo na pintura, respeitando a cor original do veículo.
- Rodas:
E por fim, mas não menos importante, as rodas. Elas que ajudam a embelezar o carro, e em conjunto com os pneus, te levam para curtir as férias. Aqui nossa dica de manutenção fica por conta de tomar cuidado com os produtos utilizados na hora de fazer a limpeza das rodas – ou calotas – e dos pneus.
Sempre verificar a pressão correta dos pneus, de acordo com as diretrizes do fabricante, e não exceder o tamanho, tanto da roda, quanto do pneu, para que você não venha a ter problemas com as leis de trânsito.
Depois de todas essas dicas e revisões, é hora de pegar as bagagens, a família e cair na estrada.
Comente