Tão importante quanto qualquer outro item presente no seu automóvel, os filtros não servem apenas para limpar o óleo, ou o ar que entra dentro da cabine, mas também ajudam a manter o carro em pleno funcionamento, e em alguns casos, a reduzir o consumo. Para explicar como e para que serve cada filtro, montamos um pequeno guia para exemplificar cada um.
- Filtro de ar
Um dos itens mais importantes, o filtro de ar garante que as impurezas que estão do lado de fora do carro não adentrem para o interior do motor. Sem o filtro de ar, o motor receberia todas a sujeira do exterior, como pedregulhos, poeira e afins, que podem danificar o bom funcionamento e a durabilidade do motor.
Segundo a maioria das fabricantes, o recomendável é trocar o filtro de ar do motor a pelo menos cada 10 mil km. Não tente em hipótese alguma limpar manualmente o filtro com jatos de ar, ou lavá-los. O correto é sempre trocar de acordo com as instruções do manual do proprietário, e sempre levar o veículo para centros especializados.
- Filtro de combustível
Se o filtro de ar impede que impurezas adentrem no motor, o filtro de combustível previne que detritos se misturem a gasolina, diesel ou etanol. Uma das práticas que podem acarretar partículas de sujeira no combustível ocorre quando o tanque fica na reserva.
Nesse caso, a bomba de combustível irá puxar os resíduos que se acumulam no fundo do depósito, e misturar eles ao combustível. Por isso é que o filtro de combustível é um componente essencial a todos os veículos com motores de combustão interna. No caso da manutenção preventiva, é sempre recomendável fazer a troca de acordo com o manual do veículo.
- Filtro de óleo
O filtro de óleo ajuda a reter partículas indesejáveis. Elas são geradas pela fricção das peças móveis do motor e tornam-se impuras prejudicando o funcionamento do mesmo. Caso não seja feita a troca dentro do prazo estipulado, as impurezas vão contaminar o óleo novo.
Em média, o filtro de óleo deve ser trocado a cada 10 mil km rodados ou de seis em seis meses. No entanto, o ideal é sempre consultar o manual. Aqui fica uma dica: filtros atuais são modernos e mais seguros. Trocá-los antes do tempo é desnecessário e, portanto, um gasto que não precisa acontecer.
- Filtro de ar-condicionado
Carros equipados com ar-condicionado geralmente possuem um filtro dedicado ao sistema de resfriamento e climatização. Neste caso, ele filtra as impurezas do ar antes de deixar o ambiente interno do automóvel mais fresco, ou aconchegante em dias mais frios.
Alguns tipos de filtros conseguem reter bactérias, vírus e até cheiros provenientes do exterior. A falta de manutenção do filtro do ar-condicionado pode reduzir a eficiência do equipamento e proliferar fungos e bactéria no interior do carro. Imagine o drama para pessoas com alergias.
Comente