Cuide de seu carro

Você conhece todos os filtros do seu automóvel?

Filtros Automotivos (divulgação)

Tão importante quanto qualquer outro item presente no seu automóvel, os filtros não servem apenas para limpar o óleo, ou o ar que entra dentro da cabine, mas também ajudam a manter o carro em pleno funcionamento, e em alguns casos, a reduzir o consumo. Para explicar como e para que serve cada filtro, montamos um pequeno guia para exemplificar cada um.

Filtros (divulgação)
  • Filtro de ar

Um dos itens mais importantes, o filtro de ar garante que as impurezas que estão do lado de fora do carro não adentrem para o interior do motor. Sem o filtro de ar, o motor receberia todas a sujeira do exterior, como pedregulhos, poeira e afins, que podem danificar o bom funcionamento e a durabilidade do motor.

Filtro de Ar (divulgação)

Segundo a maioria das fabricantes, o recomendável é trocar o filtro de ar do motor a pelo menos cada 10 mil km. Não tente em hipótese alguma limpar manualmente o filtro com jatos de ar, ou lavá-los. O correto é sempre trocar de acordo com as instruções do manual do proprietário, e sempre levar o veículo para centros especializados.

  • Filtro de combustível

Se o filtro de ar impede que impurezas adentrem no motor, o filtro de combustível previne que detritos se misturem a gasolina, diesel ou etanol. Uma das práticas que podem acarretar partículas de sujeira no combustível ocorre quando o tanque fica na reserva.

Filtro de combustível (divulgação)

Nesse caso, a bomba de combustível irá puxar os resíduos que se acumulam no fundo do depósito, e misturar eles ao combustível. Por isso é que o filtro de combustível é um componente essencial a todos os veículos com motores de combustão interna. No caso da manutenção preventiva, é sempre recomendável fazer a troca de acordo com o manual do veículo.

  • Filtro de óleo

O filtro de óleo ajuda a reter partículas indesejáveis. Elas são geradas pela fricção das peças móveis do motor e tornam-se impuras prejudicando o funcionamento do mesmo. Caso não seja feita a troca dentro do prazo estipulado, as impurezas vão contaminar o óleo novo.

Filtro de Óleo (divulgação)

Em média, o filtro de óleo deve ser trocado a cada 10 mil km rodados ou de seis em seis meses. No entanto, o ideal é sempre consultar o manual. Aqui fica uma dica: filtros atuais são modernos e mais seguros. Trocá-los antes do tempo é desnecessário e, portanto, um gasto que não precisa acontecer.

  • Filtro de ar-condicionado

Carros equipados com ar-condicionado geralmente possuem um filtro dedicado ao sistema de resfriamento e climatização. Neste caso, ele filtra as impurezas do ar antes de deixar o ambiente interno do automóvel mais fresco, ou aconchegante em dias mais frios.

Filtro de Ar-Condicionado (divulgação)

Alguns tipos de filtros conseguem reter bactérias, vírus e até cheiros provenientes do exterior. A falta de manutenção do filtro do ar-condicionado pode reduzir a eficiência do equipamento e proliferar fungos e bactéria no interior do carro. Imagine o drama para pessoas com alergias.