Carros inesquecíveis

Voyage, o sedan que ressuscitou

Volkswagen Voyage 1981

Um dos carros mais famosos e queridos da gama Volkswagen completará 40 anos em 2021. Estamos falando do Voyage, o sedan derivado do Gol BX de 1981. O modelo veio para brigar com o pequeno Chevrolet Chevette, que já tinha seu público cativo, mas que agora ganharia um concorrente à altura.

Volkswagen Voyage 1987

O Voyage não era simplesmente um Gol com porta malas, ele tinha personalidade e estilo próprios. O design dianteiro era levemente diferente do Gol, que contava com faróis retangulares e piscas nas laterais na cor laranja. Já na traseira a inspiração veio de modelos como o Volkswagen Derby – Polo Sedan – e do Jetta vendidos na Alemanha. De início o Voyage era equipado com o motor 1.5 litro refrigerado a água e câmbio de 4 velocidades.

Volkswagen Voyage 1991 4 portas

Em 1981 ele foi eleito como carro do ano por revistas especializadas, e em 1983 passou a usar o motor 1.6 litro que gerava cerca de 81 cavalos de potência. No mesmo ano, o Voyage recebeu uma versão de quatro portas, que na época não foi muito bem vista, pois as pessoas ainda não viam com bons olhos carros com portas traseiras.

Volkswagen Voyage 1993

Em 1987 ele recebeu seu primeiro ajuste visual, que ganhou uma nova dianteira com faróis mais quadrados, além de mudanças mais discretas no painel e no para choque dianteiro e traseiro. Nessa mesma época apareciam concorrentes de peso como o Ford Escort e o Fiat Premio. Já no ano seguinte o modelo foi exportado para a América do Norte – Estados Unidos e Canadá – onde recebeu o nome de Fox e ganhou até injeção eletrônica.

Volkswagen Voyage 2008

Já em 1990, o sedan tem suas vendas prejudicadas por conta da Autolatina, onde Ford e Volkswagen se uniram para reduzir custos e produzir modelos em larga escala, como Logus, Apollo, Verona e Santana. O Voyage acabou por receber um antigo motor recalibrado de origem Ford, que fez com que o sedan ficasse mais lento e que não entregava tanto torque quanto o motor original da marca alemã.

Volkswagen Voyage 2008

Sua última atualização de estilo foi feita em 1991, quando ele ganha o mesmo visual do Gol, com os faróis mais amendoados e arredondados, o que lhe conferiu o apelido de “chinesinho”. O modelo ficou em produção até meados de 1995, quando deixou de ser produzido pela marca no país que preferiu não desenvolver uma versão três volumes do famoso Gol “bolinha”. Seu retorno, foi em setembro de 2008, na 5ª geração do Gol, em que, além de exibir uma nova carroceria, o modelo ganhava enfim as quatro portas.

De início o modelo tinha motores 1.0 litro e 1.6 litro, e com duas opções de câmbio, sendo o manual de 5 velocidades e o automatizado I-Motion de também 5 velocidades. Atualmente o modelo conta com versões com motor 1.0 litro de três cilindros – 84 cavalos com etanol e 75 cavalos com gasolina – ou com o motor 1.6 litro com duas variantes de potência: 104 cavalos com etanol e 101 com gasolina associado ao câmbio manual de 5 velocidades – ou o motor mais moderno também 1.6 litro de 120 cavalos com etanol e 110 cavalos com gasolina e câmbio automático de 6 velocidades.