Curiosidades

10 peruas que provam que elas valem a pena

Ford Focus Active Wagon (divulgação)

No mês passado você pode conferir as mais belas e curiosas peruas do mercado nacional. E como dissemos anteriormente, o mercado de peruas no exterior ainda continua firme e forte, e diferentemente daqui que acabou cedendo lugar aos SUVs, lá elas acabam vendendo mais que eles.

Confira agora uma lista de 10 modelos que selecionamos a dedo para que você conheça algumas das mais belas e interessantes peruas à venda no exterior:

  1. Mercedes-Benz Classe C Estate

Uma das melhores e mais divertidas peruas da Mercedes-Benz, a Classe C não é mais vendida de forma oficial no nosso mercado. Mas na Europa e Estados Unidos existem versões potentes como a C63 S AMG que usa um poderoso motor 4.0 V8 de 510 cavalos e 71,4 kgfm de torque, associado a um câmbio automatizado de 9 velocidades.

Mercedes-Benz Classe C Estate (divulgação)

Essa versão nervosa da perua do pacato Classe C ainda consegue atingir a velocidade máxima de 290 km/h e faz o 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. E como toda boa perua que se preze, ela ainda carrega 435 litros no porta malas e tem espaço para 5 pessoas.

  1. Toyota Corolla Touring

Diferente da geração anterior que chegou inclusive a ser fabricada por aqui, o novo Toyota Corolla Touring está ainda mais distante da nossa realidade. A parte boa é que ao menos teremos a versão sedã por aqui com o inédito sistema híbrido flex. Já na Europa, o Corolla tem versões hatch e até uma perua aventureira, chamada de Trek.

Toyota Corolla Touring Trek (divulgação)

No mercado europeu, a Corolla Touring vem com versões que tem motores como o 1.2 turbo de 116 cavalos acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Enquanto as demais versões contam com os motores 1.8 e 2.0, ambos trabalhando em conjunto com motores elétricos para entregar potência combinada de 122 cavalos e 180 cavalos, respectivamente – sempre com câmbio do tipo CVT.

  1. Jaguar XF Sportbrake

Presente no mercado nacional apenas na versão sedã, o Jaguar XF Sportbrake é uma perua de respeito. A começar que ele é um típico carro inglês, com espaço de sobra para levar até a Rainha da Inglaterra e seus netinhos, e segundo por conta do seu motor emprestado do sedã. O motor da besta é um V6 3.0 supercharged de 380 cavalos, o mesmo usado pelo F-Type. Esse poderoso motor é acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.

Jaguar XF S Sportbrake (divulgação)

O XF Sportbrake S é capaz de ir de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h. A enorme perua ainda conta com suspensão traseira autonivelante para compensar a capacidade extra do porta-malas – 565 litros – com o banco traseiro na posição normal. Com o banco rebatido, o número sobe para 1.700 litros.

  1. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake

Outro belíssimo modelo que não temos por aqui é a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake. Derivada do “sedã-cupê” CLA, a perua foi apresentada aos europeus durante o Salão do Automóvel de Genebra e terá vendas iniciadas em setembro no velho continente. A perua traz o mesmo desenho dianteiro do sedã, com a traseira se destacando pelo caimento acentuado do teto, e as lanternas horizontais que agora invadem a tampa do porta malas.

Mercedes-Benz CLA Shooting Brake (divulgação)

Já o espaço da placa, que antes ficava na tampa do porta-malas, foi remanejada para o para-choque. A versão de entrada – a CLA 250 Shooting Brake – traz o motor 2.0 turbo de 225 cavalos e 35,7 kgfm de torque (mesmo conjunto do Classe A), que vem acompanhado do câmbio de 7 velocidades de dupla embreagem. Ainda terão outras versões preparadas pela AMG que devem ultrapassar dos 400 cavalos.

  1. Audi RS4 Avant

Uma das peruas mais divertidas da Audi, a RS4 Avant está à venda no país – diferentemente das demais peruas aqui citadas – mas cobra caro por isso. O valor inicial é de R$ 546.990 reais. O monstro debaixo do capô é nada menos do que um poderoso V6 2.9 TFSI, biturbo, com 450 cavalos e 61,2 kgfm de torque.

Audi RS4 Avant (divulgação)

O câmbio é automático de oito velocidades e a perua ainda conta com sistema de tração integral Quattro. Ela ainda conta com suspensão adaptativa e consegue atingir a velocidade máxima de 280 km/h. Com esses números ela faz o 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Tempo suficiente para levar os filhos para escola, não acha?

  1. Peugeot 508 SW

Uma das belas peruas francesas que não veremos mais por aqui foi lançada recentemente da Europa. Lamentamos isso pois a Peugeot já teve seus dias de glória com as saudosas 206 SW – não vamos citar a 207, pois era apenas um 206 com plástica – e a 307 SW e 407 SW, que já foram vendidas por aqui. Agora com foco maior no mercado europeu, a Peugeot apresentou recentemente a nova geração do 508, nas versões sedã e perua.

Peugeot 508 SW (divulgação)

A belíssima perua conta com um visual elegante e agressivo, ainda mais visto pela traseira, com suas lanternas traseiras inteiriças com lentes vermelhas que remetem a garras de leão. Debaixo do capô, a perua tem várias opções à disposição do motorista, como a versão com motor 1.6 turbo a gasolina que pode render entre 180 e 225 cavalos ou as versões a diesel com motores 1.5 e 2.0 com potências que podem variar entre 130 ou 180 cavalos.

  1. Renault Mégane Tourer

Se você acha que esse nome não lhe é estranho não se preocupe pois a Renault já vendeu por aqui a versão do Mégane Grand Tour que ficou entre nós entre 2006 e 2012. Diferentemente da Grand Tour nacional que usava motores 1.6 e 2.0 derivados do sedã, a nova geração do Mégane Tourer, tem uma gama de motores bem variada.

Renault Mégane Tourer (divulgação)

A começar pelo 1.2 TCe de 110 cavalos e pode chegar até o 1.6 TCe de 205 cavalos na versão GT. Para os motores a diesel, a Renault optou por lançar com a Mégane Tourer os motores que começam com o 1.5 dCi  de 90 cavalos e podem chegar até aos 165 cavalos com o motor 1.6 dCi na versão GT. Na Europa os valores começam em 22.350 euros e chegam até 36.100 euros.

  1. Ford Focus Wagon Active

Depois do recente anúncio que a Ford deixará de vender tanto o Fiesta quanto o Focus no mercado nacional, fica difícil acreditar que um dia teremos a chance de ver de perto uma Focus Wagon. Mas no mercado europeu a situação é bem diferente, tanto é que a perua do Focus ganhou recentemente uma versão aventureira chamada Active.

Ford Focus Wagon Active (divulgação)

A versão aventureira do Focus Wagon, tem suspensão elevada em 30 milímetros na dianteira e 34 milímetros na traseira. Seu visual é o mesmo da versão hatch que também tem uma variante aventureira. No quesito motorização, o Focus Active Wagon será vendido com quatro opções de motores, sendo duas a gasolina de 3 cilindros – uma EcoBoost de 1.0 e 1.5 litro – e duas variantes a diesel – EcoBlue de 1.5 e 2.0 litros. As versões ainda podem vir com câmbio manual de 6 velocidades ou automática de 8 velocidades.

  1. Chrysler 300 C Touring

Um dos maiores ícones americanos, o Chrysler 300 C ganhou uma versão perua em 2004 que logo conquistou o coração dos entusiastas de peruas. Chamada de 300 C Touring, a enorme perua usava um 5.7 V8 de 340 cavalos e gerava ainda 53,6 kgfm de torque. O câmbio era automático de 5 velocidades.

Chrysler 300C Touring (divulgação)

A enorme perua pesava 1875 kg, e atingia a velocidade máxima de 250 km/h e fazia o 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Ela chegou a ser vendida por aqui via importação, então não é tão difícil encontrar uma boa oferta na sessão de usados de lojas espalhadas pelo país.

  1. Cadillac CTS-V Sport Wagon

Mais um belíssimo exemplo de como os americanos sabem – ou sabiam fazer peruas – é a Cadillac CTS-V Sport Wagon. A perua derivada do sedã CTS, ganhou uma versão especial preparada pela V – uma pequena divisão esportiva da Cadillac – que empregou na perua um poderoso motor 6.2 vindo do Chevrolet Camaro ZL1, que rendia nada menos do que 588 cavalos de potência e 76 kgfm de torque.

Cadillac CTS-V Sport Wagon (divulgação)

Havia ainda uma versão que podia ser preparada pela Hennessey, que aumentava a potência para 650 cavalos e assim, a perua fazia o 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Nada mal para uma perua familiar, não acha?

  • Bônus: Dodge Magnum

Para fechar o trio de peruas norte americanas, vamos falar um pouco sobre a versão Dodge do Chrysler 300 C Touring. Diferente do 300 C, e dos seus mimos e cromados, o Dodge Magnum apostava num visual mais sóbrio e agressivo, mas os dois carros eram idênticos, a não ser pela dianteira e logotipos.

Dodge Magnum SRT8 (divulgação)

Na versão SRT8, o Dodge Magnum usava um poderoso motor Hemi 6.1 de 440 cavalos, que era capaz de levar a perua de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundo e ainda atingir a velocidade máxima de 272 km/h. Diferentemente da versão da Chrysler, não tivemos a oportunidade de ver esse magnifico modelo por aqui, mas com certeza ela está na nossa lista de desejos.