No mês passado você pode conferir as mais belas e curiosas peruas do mercado nacional. E como dissemos anteriormente, o mercado de peruas no exterior ainda continua firme e forte, e diferentemente daqui que acabou cedendo lugar aos SUVs, lá elas acabam vendendo mais que eles.
Confira agora uma lista de 10 modelos que selecionamos a dedo para que você conheça algumas das mais belas e interessantes peruas à venda no exterior:
- Mercedes-Benz Classe C Estate
Uma das melhores e mais divertidas peruas da Mercedes-Benz, a Classe C não é mais vendida de forma oficial no nosso mercado. Mas na Europa e Estados Unidos existem versões potentes como a C63 S AMG que usa um poderoso motor 4.0 V8 de 510 cavalos e 71,4 kgfm de torque, associado a um câmbio automatizado de 9 velocidades.
Essa versão nervosa da perua do pacato Classe C ainda consegue atingir a velocidade máxima de 290 km/h e faz o 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. E como toda boa perua que se preze, ela ainda carrega 435 litros no porta malas e tem espaço para 5 pessoas.
- Toyota Corolla Touring
Diferente da geração anterior que chegou inclusive a ser fabricada por aqui, o novo Toyota Corolla Touring está ainda mais distante da nossa realidade. A parte boa é que ao menos teremos a versão sedã por aqui com o inédito sistema híbrido flex. Já na Europa, o Corolla tem versões hatch e até uma perua aventureira, chamada de Trek.
No mercado europeu, a Corolla Touring vem com versões que tem motores como o 1.2 turbo de 116 cavalos acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Enquanto as demais versões contam com os motores 1.8 e 2.0, ambos trabalhando em conjunto com motores elétricos para entregar potência combinada de 122 cavalos e 180 cavalos, respectivamente – sempre com câmbio do tipo CVT.
- Jaguar XF Sportbrake
Presente no mercado nacional apenas na versão sedã, o Jaguar XF Sportbrake é uma perua de respeito. A começar que ele é um típico carro inglês, com espaço de sobra para levar até a Rainha da Inglaterra e seus netinhos, e segundo por conta do seu motor emprestado do sedã. O motor da besta é um V6 3.0 supercharged de 380 cavalos, o mesmo usado pelo F-Type. Esse poderoso motor é acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.
O XF Sportbrake S é capaz de ir de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h. A enorme perua ainda conta com suspensão traseira autonivelante para compensar a capacidade extra do porta-malas – 565 litros – com o banco traseiro na posição normal. Com o banco rebatido, o número sobe para 1.700 litros.
- Mercedes-Benz CLA Shooting Brake
Outro belíssimo modelo que não temos por aqui é a Mercedes-Benz CLA Shooting Brake. Derivada do “sedã-cupê” CLA, a perua foi apresentada aos europeus durante o Salão do Automóvel de Genebra e terá vendas iniciadas em setembro no velho continente. A perua traz o mesmo desenho dianteiro do sedã, com a traseira se destacando pelo caimento acentuado do teto, e as lanternas horizontais que agora invadem a tampa do porta malas.
Já o espaço da placa, que antes ficava na tampa do porta-malas, foi remanejada para o para-choque. A versão de entrada – a CLA 250 Shooting Brake – traz o motor 2.0 turbo de 225 cavalos e 35,7 kgfm de torque (mesmo conjunto do Classe A), que vem acompanhado do câmbio de 7 velocidades de dupla embreagem. Ainda terão outras versões preparadas pela AMG que devem ultrapassar dos 400 cavalos.
- Audi RS4 Avant
Uma das peruas mais divertidas da Audi, a RS4 Avant está à venda no país – diferentemente das demais peruas aqui citadas – mas cobra caro por isso. O valor inicial é de R$ 546.990 reais. O monstro debaixo do capô é nada menos do que um poderoso V6 2.9 TFSI, biturbo, com 450 cavalos e 61,2 kgfm de torque.
O câmbio é automático de oito velocidades e a perua ainda conta com sistema de tração integral Quattro. Ela ainda conta com suspensão adaptativa e consegue atingir a velocidade máxima de 280 km/h. Com esses números ela faz o 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Tempo suficiente para levar os filhos para escola, não acha?
- Peugeot 508 SW
Uma das belas peruas francesas que não veremos mais por aqui foi lançada recentemente da Europa. Lamentamos isso pois a Peugeot já teve seus dias de glória com as saudosas 206 SW – não vamos citar a 207, pois era apenas um 206 com plástica – e a 307 SW e 407 SW, que já foram vendidas por aqui. Agora com foco maior no mercado europeu, a Peugeot apresentou recentemente a nova geração do 508, nas versões sedã e perua.
A belíssima perua conta com um visual elegante e agressivo, ainda mais visto pela traseira, com suas lanternas traseiras inteiriças com lentes vermelhas que remetem a garras de leão. Debaixo do capô, a perua tem várias opções à disposição do motorista, como a versão com motor 1.6 turbo a gasolina que pode render entre 180 e 225 cavalos ou as versões a diesel com motores 1.5 e 2.0 com potências que podem variar entre 130 ou 180 cavalos.
- Renault Mégane Tourer
Se você acha que esse nome não lhe é estranho não se preocupe pois a Renault já vendeu por aqui a versão do Mégane Grand Tour que ficou entre nós entre 2006 e 2012. Diferentemente da Grand Tour nacional que usava motores 1.6 e 2.0 derivados do sedã, a nova geração do Mégane Tourer, tem uma gama de motores bem variada.
A começar pelo 1.2 TCe de 110 cavalos e pode chegar até o 1.6 TCe de 205 cavalos na versão GT. Para os motores a diesel, a Renault optou por lançar com a Mégane Tourer os motores que começam com o 1.5 dCi de 90 cavalos e podem chegar até aos 165 cavalos com o motor 1.6 dCi na versão GT. Na Europa os valores começam em 22.350 euros e chegam até 36.100 euros.
- Ford Focus Wagon Active
Depois do recente anúncio que a Ford deixará de vender tanto o Fiesta quanto o Focus no mercado nacional, fica difícil acreditar que um dia teremos a chance de ver de perto uma Focus Wagon. Mas no mercado europeu a situação é bem diferente, tanto é que a perua do Focus ganhou recentemente uma versão aventureira chamada Active.
A versão aventureira do Focus Wagon, tem suspensão elevada em 30 milímetros na dianteira e 34 milímetros na traseira. Seu visual é o mesmo da versão hatch que também tem uma variante aventureira. No quesito motorização, o Focus Active Wagon será vendido com quatro opções de motores, sendo duas a gasolina de 3 cilindros – uma EcoBoost de 1.0 e 1.5 litro – e duas variantes a diesel – EcoBlue de 1.5 e 2.0 litros. As versões ainda podem vir com câmbio manual de 6 velocidades ou automática de 8 velocidades.
- Chrysler 300 C Touring
Um dos maiores ícones americanos, o Chrysler 300 C ganhou uma versão perua em 2004 que logo conquistou o coração dos entusiastas de peruas. Chamada de 300 C Touring, a enorme perua usava um 5.7 V8 de 340 cavalos e gerava ainda 53,6 kgfm de torque. O câmbio era automático de 5 velocidades.
A enorme perua pesava 1875 kg, e atingia a velocidade máxima de 250 km/h e fazia o 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Ela chegou a ser vendida por aqui via importação, então não é tão difícil encontrar uma boa oferta na sessão de usados de lojas espalhadas pelo país.
- Cadillac CTS-V Sport Wagon
Mais um belíssimo exemplo de como os americanos sabem – ou sabiam fazer peruas – é a Cadillac CTS-V Sport Wagon. A perua derivada do sedã CTS, ganhou uma versão especial preparada pela V – uma pequena divisão esportiva da Cadillac – que empregou na perua um poderoso motor 6.2 vindo do Chevrolet Camaro ZL1, que rendia nada menos do que 588 cavalos de potência e 76 kgfm de torque.
Havia ainda uma versão que podia ser preparada pela Hennessey, que aumentava a potência para 650 cavalos e assim, a perua fazia o 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Nada mal para uma perua familiar, não acha?
- Bônus: Dodge Magnum
Para fechar o trio de peruas norte americanas, vamos falar um pouco sobre a versão Dodge do Chrysler 300 C Touring. Diferente do 300 C, e dos seus mimos e cromados, o Dodge Magnum apostava num visual mais sóbrio e agressivo, mas os dois carros eram idênticos, a não ser pela dianteira e logotipos.
Na versão SRT8, o Dodge Magnum usava um poderoso motor Hemi 6.1 de 440 cavalos, que era capaz de levar a perua de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundo e ainda atingir a velocidade máxima de 272 km/h. Diferentemente da versão da Chrysler, não tivemos a oportunidade de ver esse magnifico modelo por aqui, mas com certeza ela está na nossa lista de desejos.
Comente