Cuide de seu carro

Cuidados importantes com a pintura do seu veículo

Pintura do carro: cuidados

O brasileiro já foi mais eclético em matéria de cor de seus carros. Houve época em que era normal sair por aí num carro dourado, verde limão ou até certas cores difíceis de serem identificadas. Hoje a predominância do prata, preto, cinza e mais recente do branco é incontestável. Mesmo que não seja o gosto do dono, afinal muita gente se preocupa com a hora da revenda.

Ainda assim é importante cuidar da pintura de seu veículo e não é difícil vê-la perder qualidade. As ameaças são variadas, confira:

Luz solar

Carro muito tempo no sol pode ter a pintura manchada. O principal causador são os raios ultravioletas que podem danificar o verniz da pintura. Sombra é o melhor lugar do mundo para seu automóvel.

Chuva

Pois bem, também a chuva pode provocar danos à pintura. O ideal é não deixar seu veículo num local fechado e úmido para permitir que a água sobre a superfície evapore logo.

Vegetação

Deixou o carro embaixo de uma árvore? Que bom que você encontrou uma sombra, o problema é o tipo de planta. Algumas produzem seivas que afetam a camada de pintura, então se ver algo manchado é recomendável passar um pano antes que essa substância prejudique seu carro.

Produtos “expelidos” por pássaros

Já se assustou com as ameaças ao seu carro? Pois do ar vem outra, as fezes dos pássaros. Elas são corrosivas e por isso têm potencial de estragar a pintura. Não deixe seu carro parecendo um vaso sanitário, limpe logo o que notar nele!

Combustível

O foco aqui é mais reduzido mas não menos arriscado. Ao abastecer sempre fique atento para que o frentista não derrame parte do combustível na lataria. Gasolina ou mesmo álcool contêm substâncias capazes de marcar a carroceria. A saída é limpeza rápida.

Como proteger a pintura?

A primeira regra é manter seu carro limpo lavando-o com frequência sempre com produtos indicados. Entre essas lavagens vale a pena encerar o veículo já que a cera tem a propriedade de proteger a pintura além de dar uma ótima impressão ao carro. Mesmo que ele não tenha assim uma cor tão chamativa…