Cuide de seu carro

Vai viajar nas férias? Veja cuidados básicos com seu carro

Viagem de férias

As férias chegaram e com elas a tão esperada viagem de carro para muitos. Embora seja importante manter seu automóvel em bom estado o ano todo é nas férias que essa precaução é mais evidente, afinal é quando o veículo acaba rodando bastante tempo na estrada.

Os veículos mais novos possuem recursos que antecipam certas necessidades de manutenção preventiva mas nunca é demais checar pessoalmente cada item. Veja a seguir alguns deles:

Calibrar os pneus

É uma das coisas mais simples e ao mesmo tempo efetivas. Além de deixar nosso carro mais equilibrado e preparado para levar uma carga maior do que a normal, você também contribui para a economia de combustível. Mas lembre-se de conferir qual a calibragem correta para andar carregado – nesses casos o eixo traseiro costuma receber mais pressão para compensar o peso maior.

Alinhamento e balanceamento

Se faz tempo que você não leva seu veículo para o alinhamento e balanceamento então é a hora certa. Um carro desalinhado gasta mais pneus além de prejudicar a direção em velocidades mais altas.

Lubrificantes

Embora as marcas peçam para a troca de óleo de motor e outros lubrificantes ser feita dentro de padrões de tempo e rodagem, se essa data cair durante ou pouco depois da viagem é recomendável antecipá-la. Aproveite para ver o estado de filtros também.

Checar faróis, lanternas e bateria

Parte vital do veículo ainda mais em viagens, a parte elétrica precisa ser verificada. Peça ajuda para alguém e confira se todas as luzes estão em ordem além de conferir se o painel mostra seu funcionamento correto. É algo simples mas fundamental na estrada – lembre-se que os faróis baixos são usados a qualquer hora do dia.

Outro item importante é a bateria. Se percebeu alguma dificuldade na partida vá até uma auto-elétrico para saber como está carga da bateria.

Freios

Outro item muito usado na estrada, os freios precisam estar em ordem para atuar em situações de potencial perigo. Lembre-se que alguns trajetos como serra e trechos sinuosos vão exigir mais dos freios. Verifique pastilhas, discos e tambor além de ajustar o pedal.

Limpadores e desembaçadores

Embora o inverno não seja uma época chuvosa é preciso lembrar que nevoeiros e garoas leves podem ser encontrados no caminho. Por isso os limpadores do pará-brisas são essenciais assim como os desembaçadores.

Aproveite para planejar sua viagem marcando pontos de descanso no caminho e não exagere no período ao volante. É melhor ir tranquilamente mesmo que isso signifique um dia a mais de viagem. Afinal é um momento de relaxar e sair do estresse do dia a dia.