Sucesso no início dos anos 2000, as minivans hoje são raras no mercado brasileiro. Embora consigam oferecer dois atributos buscados pelo consumidor em geral, a posição de dirigir elevada e o generoso espaço interno, elas perderam espaço para os utilitários esportivos. Eles se equiparam na altura, mas não têm em geral a versatilidade das minivans. Porém, compensam pelo estilo mais arrojado e que agrada tanto homens quanto mulheres.
A primeira minivan que se tem notícia no Brasil foi a Scénic, da Renault, que desembarcou por aqui no final da década de 90. Antes disso, algumas vans serviram como laboratórios para saber se o brasileiro poderia gostar desse conceito. Quem não se lembra da Lumina, uma van com ares futuristas da Chevrolet?
Mas foi mesmo com a Scénic que o consumidor passou a ver uma alternativa às peruas da época. Logo, a própria GM lançou a Zafira com uma novidade, os bancos retráteis que davam a ela a capacidade de transportar sete passageiros. Quase ao mesmo tempo, a também francesa Citroën lançou a Xsara Picasso, com seu formato oval, painel central e espaço interno enorme. Dessas apenas a Citroën manteve a categoria viva atualmente com a C4 Picasso, mas importada da Europa e em quantidades pequenas.
Logo depois da onda das minivans médias surgiram as minivans compactas: a Chevrolet com a Meriva, projeto brasileiro que foi vendido na Europa, e a Fiat com a Idea, que sobreviveu até pouco tempo atrás. Outra que aposto nesse segmento foi a Nissan com a Livina que trazia a versão Grand Livina para sete pessoas. A Kia foi uma marca que aproveitou esse período para tentar emplacar a Carens, de porte médio e até mesmo a BMW e a Mercedes-Benz deram sua contribuição com o Série 2 e o Classe B, modelos com conceito monovolume.
Hoje uma das poucas representantes da categoria é a Spin, recém atualizada. Mas ela já não traz a carroceria monovolume, pelo contrário, destaca o volume do motor do restante da carroceria como se fosse um SUV. E temos o Fit, um monovolume de baixa altura e por isso praticamente um veículo solitário em sua proposta.
Apesar de serem raras, as minivans trouxeram boas soluções e praticidade para várias famílias e até hoje são numerosas nas ruas.
Comente