Com a grande popularização das tecnologias automotivas, carros compactos de entrada e intermediários passaram a oferecer de série alguns itens que antes eram opcionais, e até mesmo vistos apenas em carros de categorias de luxo e esportivos. Estamos falando do ABS e dos airbags que se tornaram padrão para todos os veículos nacionais desde 2014.
Nos últimos anos, os carros compactos e intermediários acabaram por oferecer alguns itens opcionais muito comuns também em veículos mais sofisticados como controle de tração e de estabilidade. Hoje já existem modelos nacionais que possuem esses itens de série, algo que deve ser obrigatório a partir de 2020. Vamos então explicar de modo simples como o controle de tração funciona e quais são alguns carros nacionais que oferecem o item de série em algumas versões.
Como funciona?
O sistema de controle de tração e o controle eletrônico de estabilidade funcionam com o uso de vários sensores presentes no veículo que auxiliam o modelo a não perde tração em vias escorregadias, prevenindo que o veículo saia de sua trajetória normal e acabe por perder o controle em situações de risco.
Basicamente ele é formado por hardware e software, que trabalham em conjunto para detectar quaisquer mudanças de direção e prevenir que o veículo perca o trajeto em pistas molhadas ou de baixa aderência e também em casos em que o motorista acabe exagerando na tocada. Dependendo do veículo e da montadora, ele pode ser nomeado de diversas formas, tais como:
- ESP – Electronic Stability Program;
- VDC – Vehicle Dynamic Control;
- VSA – Vehicle Stability Assist;
- VSC – Vehicle Stability Control;
- VSE – Vehicle Stability Enhancement;
- PSM – Porsche Stability Management.
Mas de forma geral eles têm a mesma funcionalidade, embora a atuação seja diferente, dependendo do tipo e marca de carro. Em certos veículos é possível desligá-lo, já em outros ele passa a atuar de forma mais “atrasada”, ou seja, deixando que o condutor possa controlar o carro até um certo limite seguro. Apesar disso, é recomendado sempre manter o botão ativado para não correr o risco de sofrer algum acidente.
Além disso, graças ao ESP é possível oferecer certas facilidades aos motoristas como o assistente de partida em rampa que segura o veículo por alguns segundos até que o motorista possa acelerar em segurança.
Quais modelos tem o sistema?
A oferta de modelos nacionais ainda é pequena, em comparação aos automóveis de categoria superior como sedans médios, hatches médios, SUVs e picapes, mas em breve esse sistema será adicionado na lista de itens de segurança obrigatórios. Veja alguns modelos que oferecem o recurso:
- Chery Tiggo 2 1.5;
- Ford Ka Freestyle 1.5;
- Honda Fit DX 1.5;
- JAC T40 1.5;
- Renault Sandero R.S. 2.0;
- Toyota Etios 1.3;
- Volkswagen Polo 1.0 TSI.
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